Como fazer os exigentes experimentarem novos alimentos

Técnicas para fazer uma pessoa exigente experimentar coisas diferentes.

Melissa Richardson

É verão e eu estou cozinhando feliz rodeada por uma variedade de vegetais e outros ingredientes saudáveis. Meu pai entra na cozinha e olha desconfiado para a carne que estou temperando.

“O que você está fazendo?” Ele aponta para o empanado na minha mão.

“Hambúrgueres de peru.” E dou-lhe o meu melhor sorriso, o mais valente, porque eu sei o que está por vir.

“Bem, não precisa fazer para mim. Eu odeio carne de peru moída.”

Aqui vamos nós outra vez.

Advertisement

“Papai, estes hambúrgueres têm o mesmo gosto de hambúrgueres bovinos. Além disso, eles são mais saudáveis. Você não vai sequer experimentar?”

“Não. Hambúrgueres têm gosto de hambúrgueres. Esses aí não.”

Eu não iria admitir isso no dia da nossa conversa, mas meu pai estava certo. Hambúrgueres de peru não têm gosto de hambúrgueres bovinos. Carne de peru é mais suave e tem menos gordura, delicioso quando temperado com ervas, alho e cebola, mas não é carne bovina.

Eu me perguntei por muitos anos porque meu pai se recusou a comer peru moído quando tem um gosto tão bom. Não importa como fosse preparado, ele não queria nem experimentar. Finalmente, eu percebi o porquê. Ele não odeia peru moído, ele odeia que continuem tentando fazê-lo parecer carne bovina moída.

Eu me sinto da mesma forma sobre o chocolate e alfarroba. Uma amiga uma vez me passou um pedaço de algo que parecia um bombom. “Experimente!”, disse ela. “É como chocolate.” Eu coloquei a coisa toda na minha boca, mastiguei uma vez e depois tentei não fazer caretas enquanto engolia. Não tinha gosto de chocolate. Não para mim, de jeito nenhum.

Advertisement

Há uma razão: comida saudável não tem gosto de junk food (comida não saudável). Sem gorduras e açúcar, a alfarroba nunca teria gosto de chocolate, e peru nunca vai ter o mesmo sabor da carne vermelha. Isso não significa que essas coisas não possam ser deliciosas à sua própria maneira.

Quando prefaciamos um alimento saudável com as palavras “O gosto é igual de…” Colocamos a pessoa na expectativa psicológica do que ela está prestes a experimentar. Quando a expectativa não se realiza, a decepção pode se transformar na convicção de “Eu experimentei e não gosto disso.”

Aqui estão algumas ideias para apresentar versões mais saudáveis de alimentos para a sua família de uma maneira que irá satisfazer, ao invés de decepcionar:

Encontrar receitas novas

Procure deliciosas receitas para os novos alimentos que você está usando. Se você estiver substituindo carne bovina pelo peru em um hamburguer, encontre uma boa receita com temperos exclusivos. Dessa forma, ninguém vai esperar saborear “o mesmo” hambúrguer que você sempre faz.

Nunca diga “Isso tem gosto de…”

Só porque você fez um pudim de semente de chia com chocolate não significa que ele tem gosto de pudim de chocolate. As pessoas não gostam de sentir que estão sendo induzidas a comerem algo com o qual não estão familiarizadas.

Advertisement

Deixe-os ver que você gosta

Faça você mesmo um hambúrguer de peru ou pudim de semente de chia, ou bombom de alfarroba e coma-os. Saboreie-os. Não tente forçar ninguém, apenas se divirta. As possibilidades são de que ao vê-la saborear o seu “cardápio especial” a curiosidade os leve a pedir mordidas. E se você não disser, “O gosto é igual de…” sua família provavelmente vai gostar também.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do originalHow to get picky eaters to try new food, de Melissa Richardson.

Toma un momento para compartir ...

Melissa Richardson

Melissa Richardson é escritora para a Editora Cedar Fort e autora do livro The Art of Baking with Natural Yeast, além de dar classes sobre como assar pães com fermento natural.