Acidentes acontecem: Como ajudei meus filhos a superarem a enurese

Eu fui uma criança que molhava a cama, então pela minha própria experiência, hoje ajudo meus filhos a superarem essa fase.

Ruthie Armstrong

Eu sou uma (das maiores) “molhadora de cama” recuperada. Não me envergonho de ter continuado a molhar a cama mesmo após os dez anos de idade. Eu acredito, e minha experiência tem confirmado, que algumas pessoas simplesmente dormem mais profundamente e não percebem os sinais do corpo para esvaziar a bexiga.

Lembro-me de minha mãe dizendo para mim:— Ruthie, se você achar que está usando um penico no meio da noite, mas você não ouve o tilintar das gotas, você não está no banheiro, então CORRA! Esse conselho ainda é útil para mim. Ainda hoje, muitas vezes acordo no meio da noite para evitar acidentes. Ocasionalmente, tenho sonhos em que vou ao banheiro, e quando não ouço o tilintar, acordo imediatamente, pulo da cama e corro para o banheiro!

Ideias para controlar a enurese noturna

  • Se a genética não tem nada a ver com isso, meus filhos não tiveram sorte então. Meus três filhos tiveram problemas com enurese, alguns mais que outros. Quando eram pequenos, eu colocava fraldas antes de irem para a cama todas as noites. Isso resolve o problema por pouco tempo. Dessa forma, você pode ver se vão ou não superar o problema até a idade de quatro ou cinco anos.

  • Também, mantive uma luz acesa no corredor e banheiro, para que pudessem facilmente encontrar o caminho para o banheiro no meio da noite. Converse com seus filhos e estabeleça um plano sobre o que devem fazer quando o xixi na cama acontece.

  • Minha mãe me deixou experimentar as consequências naturais de molhar a cama. Ela me ensinou a colocar toalhas sobre o ponto molhado no meio da noite, voltar para a cama e não acordá-la todas as vezes que isso acontecia. Na parte da manhã, ela recolhia meus lençóis e me ajudava a lavar e secar. Eu voltava para o quarto e arrumava minha cama.

    Advertisement
  • Eu ensinei a mesma coisa para meus filhos, mas com um recurso adicional. Sempre mantive o colchão coberto com um revestimento de plástico, do tipo que envolve todo o colchão e com um zíper. Ensinei-lhes a usar um produto de limpeza para pulverizar e limpar o forro após retirar o lençol.

  • Cortar líquidos cerca de uma hora antes de dormir pode ajudar. Nem sempre notei melhoras no problema fazendo isso, mas vale a pena tentar. E, claro, fazer uma visita ao banheiro antes de dormir é essencial.

  • Também, é bom estar ciente de que a enurese pode ser embaraçosa para as crianças quando atingem certa idade. Ainda que seja em casa ou em um hotel. Irmãos e amigos podem provocá-los sobre isso. A melhor coisa a fazer caso aconteça é tranquilizá-los dizendo que é uma fase que será superada e reafirmar o plano de ação para ajudá-los a superar o problema.

Mais importante ainda, é não fazer o seu filho se sentir mal. Ele não molha a cama por preguiça. Isso é um equívoco comum. Punir uma criança por molhar a cama é desnecessário.

É difícil tanto ser uma criança que faz xixi na cama quanto ser os pais de uma. Tenha em mente que isso não vai durar para sempre. Ajude seu filho a atravessar essa fase com amor e a garantia de que eles vão superar. Pode ser útil adquirir mais informações e dicas para prevenir a enurese noturna.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Accidents happen: How I helped my kids overcome bed-wetting, de Ruthie Armstrong.

Toma un momento para compartir ...

Ruthie Armstrong

Ruthie Armstrong mora em Pleasant Grove, UT. Ela é mãe de 5 filhos.