Vantagens e desvantagens de um casamento à distância

Diante da necessidade de morar distante ou não, é importante que o casal observe algumas questões que se colocam como vantagens e desvantagens.

16,742 views   |   44 shares
  • Diante da realidade crescente de que marido e mulher têm suas próprias profissões, é cada vez mais comum que casais tenham de optar por viverem em cidades diferentes. Essa situação apresenta prós e contras que precisam ser bem analisados e trabalhados, a fim de que a distância geográfica não influencie no afastamento psicológico e emocional do casal.

  • A rotina

  • Viver o dia a dia juntos pode favorecer a criação de rotinas que acabam por desgastar a relação; assim, casas separadas pode ser uma vantagem nesse sentido. Vivendo à distância, cada um teria sua própria rotina e quando se encontrassem, teoricamente, seriam momentos agradáveis. Claro que na prática as coisas podem não acontecer assim, afinal, os assuntos da vida a dois, incluindo os filhos, se tiverem, teriam que ser tratados de qualquer forma. O pouco tempo para desfrutarem juntos seria, pois, uma desvantagem.

  • A intimidade

  • A distância pode não ser uma inimiga quando o casal se predispõe a manter hábitos que os aproximem, procurando estar, o máximo possível, unidos. Manter um diálogo respeitoso e franco pode ser uma vantagem em relação a estar todo dia juntos, e nem sempre ter vontade de conversar. Conservar a intimidade é também uma maneira de se manterem juntos, mesmo estando separados. É preciso que se estreitem os laços para evitar que em algum momento da vida, os cônjuges sintam que se desconheceram. Mas é claro que a intimidade é favorecida pela vida em comum; o dormir e acordar juntos promove uma maior união e um aconchego relevante para a vida a dois.

  • O sexo

  • A distância pode fazer aflorar o sensualismo e apimentar a relação, quando os cônjuges manifestam que sentem a falta de intimidade, planejando, por exemplo, o que querem fazer quando estiverem juntos. Essa expectativa pode ser uma vantagem, no entanto é o dia a dia que promove a intimidade necessária para se conhecerem e aprenderem a manifestar o que gostam e como gostam. Na matéria "Relação distante é possível", a sexóloga Regina Racco salienta que: "O sexo à distância é uma realidade para muitos e existem até mesmo os "apreciadores" dessa modalidade. Mas não resta dúvida de que o anseio sexual pode se tornar um tormento diante de uma barreira intransponível como esta. Essa sensação de impotência pode ser amenizada com a manutenção de planos para o futuro". Uma grande desvantagem para o relacionamento é quando um dos cônjuges procura satisfação extraconjugal por se sentir carente.

  • Advertisement
  • O comprometimento

  • Acredito que a grande diferença entre as vantagens e desvantagens da relação à distância seja o grau de envolvimento emocional entre os cônjuges. Fortalecer o compromisso é sempre um desafio na vida a dois; morando distantes é ainda maior. O amor é fator importantíssimo para que se mantenham unidos, mesmo que distantes, mas há que se ter uma grande dose de comprometimento com a relação. Estar comprometido é muito mais do que desejar que a relação funcione de forma satisfatória; é efetivar isso em atos e pensamentos. O comprometimento promove a união porque aproxima os cônjuges pelo objetivo em comum, mantendo-os focados um no outro, priorizando a vida a dois, mesmo que a geografia os separe.

  • _Nota do Editor:_ O ideal é que marido e mulher tenham seu próprio lar, aprendam a viver com as diferenças, apreciem as semelhanças, cresçam em amor e comprometimento e formem uma família. Nem sempre a adaptação, a não ser que seja por extrema necessidade, em caso de um cônjuge precisar viajar a trabalho por exemplo por um período limitado, aos diferentes modismos existentes traz felicidade ao casamento ou a união da família.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Vantagens e desvantagens de um casamento à distância

Diante da necessidade de morar distante ou não, é importante que o casal observe algumas questões que se colocam como vantagens e desvantagens.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr