Conflito familiar: Quando o pai é ausente

Filhos adultos que ainda guardam mágoas ou sentem a falta que o pai fez em sua vida são convidados ? aceitação e ao amadurecimento a fim de transformar traumas em perdão.

3,550 views   |   16 shares
  • Neste artigo eu gostaria de me referir aos adultos que sentem falta da figura paterna que nunca existiu em suas vidas ou que existiu de forma ausente. Segundo publicado no site Mdemulher Família o pai ausente não é o que não está presente todos os dias, como no caso de pais separados. Conforme esclarece a psicóloga Alaide Degani De Cantone: "Trata-se da figura paterna que pouco ou nada contribui para a formação e a educação dos filhos, independentemente do fato de morar ou não na mesma casa".

  • Amadurecimento

  • Lidar com traumas não é tarefa fácil, todo ser humano já passou por acontecimentos de tamanha intensidade que marcaram e passaram a fazer parte de suas vidas. Porém, é muito importante para a saúde física e mental que aprendamos a nos livrar desses "fantasmas" do passado. Traumas ligados ao pai ou mãe são comumente os mais difíceis, afinal existe uma gama de emoções que se envolvem como a raiva, a revolta e a culpa. É fato que essa experiência é muito sofrida, entretanto pode sim trazer amadurecimento e aprendizado.

  • Aceitação

  • O que todos esperamos em nossa sociedade é que pais e filhos cumpram suas obrigações com alegria e amor, formando uma família. Por isso nos choca tanto quando tomamos conhecimento de crimes de pais contra filhos e vice- versa. Infelizmente somos obrigados a concluir que isso faz parte da nossa sociedade e, muitas vezes, a figura paterna idealizada não combina em nada com o real. Assim, se seu pai lhe fez falta na infância e até hoje você se sente desconfortável ou mesmo triste com essa situação, é hora de refletir sobre caminhos diferentes que levem você a sobrepujar isso. A aceitação de que as coisas são como são e não como você gostaria que fossem pode afastar a mágoa e a revolta de seu coração.

  • Entendimento

  • Você não precisa procurar razões para as atitudes de seu pai, até porque não existe justificativa plausível, mas abrir seu coração na intenção de compreender a forma dele agir pode ser muito interessante. Existem algumas considerações que podem ser feitas no sentido de entender um pouco mais o que aconteceu. A ausência como pai seria por falta de interesse ou haveria complicações maiores? Claro que existem homens que não reconhecem a beleza da paternidade e fracassam nessa missão, outros, porém se afastam dela por problemas ligados à sua própria infância ou mesmo por dificuldade no relacionamento com a mãe de seus filhos. Isso é lamentável, no entanto buscar esse entendimento pode ser muito saudável para você.

  • Advertisement
  • Empatia

  • Pessoas que guardam mágoas ligadas à seus genitores apresentam problemas graves em seus relacionamentos amorosos. Isso porque existe uma tendência muito forte de transportar esses sentimentos para o cônjuge; como é uma atitude quase sempre inconsciente, a pessoa não percebe. Assim, livrar-se desses rancores é a opção mais inteligente. Melhor mesmo é superar essa ausência, desenvolvendo um sentimento de empatia para com seu pai. Entrando em contato com as dificuldades dele, você pode se sentir melhor e aliviar essa ausência. A empatia permite que nos livremos dos julgamentos, pois propicia o entendimento das pessoas como elas são.

  • Perdoar seu pai é alcançar amadurecimento suficiente para não repetir as ações dele e viver plenamente a sua vida adulta. Pense nisso!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Conflito familiar: Quando o pai é ausente

Filhos adultos que ainda guardam mágoas ou sentem a falta que o pai fez em sua vida são convidados ? aceitação e ao amadurecimento a fim de transformar traumas em perdão.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr