Gratidão: O segredo de uma vida feliz

Em muitas situações da vida passamos por dores e sofrimentos quase insuportáveis. Se nos apegarmos a nosso Pai nos céus, seremos gratos pelo refinamento que alcançaremos.

Stael Ferreira Pedrosa

Uma história tocante que vi em um site, é protagonizada por uma cadela doberman prenhe que foi salva de um incêndio por um bombeiro. Quando ele se senta para descansar, a cadela se aproxima e o “beija”, num gesto que parecia demonstrar gratidão por sua vida e pela vida de seus filhotes ainda não nascidos.

A gratidão sincera é um atributo divino e um mandamento

(Em tudo dai graças – I tessalonicenses 5:18). Jesus sempre dava graças ao Pai e era grato àqueles que o recebiam em sua casa e o alimentavam. Geralmente os curava, perdoava seus pecados, abençoava-os e deixava preciosos ensinamentos.

Em Lucas 17 há o relato da cura dos dez leprosos. De acordo com a lei dada a Moisés cerca de 1400 anos antes de Cristo, todo leproso antes de ser dado como curado e voltar ao convívio social deveria apresentar-se aos sacerdotes para que fossem examinados e dados como limpos.

Jesus se aproximava do fim de seu ministério. Mais alguns dias em Jerusalém e sua missão terrena estaria terminada. Indo a caminho de Jerusalém, diz a escritura que Jesus “passou pelo meio de Samaria e Galileia”.

Havia ali dez homens leprosos de várias nacionalidades unidos pelo mesmo mal. Estes, ao verem Jesus, gritaram: “Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós!” Jesus lhes disse: “Ide e mostrai-vos aos sacerdotes.” Aqueles homens entenderam que sua cura havia chegado e que apenas deviam mostrar-se aos sacerdotes, e que era uma prova de fé, a obediência a esta ordem do Senhor. E indo eles, ficaram limpos.

Advertisement

Apenas um dos dez retornou e prostrou-se aos pés do Senhor e agradeceu. Este era um samaritano – povo desprezado pelos judeus. Jesus, percebendo a ingratidão dos outros, perguntou: “Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?” (Lucas 17:17-18)

Ser grato é uma escolha

Muitas vezes em meio às nossas dores, contar nossas bênçãos torna-se um desafio, pois temos a tendência a deslizar para o lado amargo da vida ou de não dar o devido valor às coisas boas.

O salmista deu-nos o seguinte consolo: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. (Salmos 30:5)

Thomas S. Monson, conhecido líder religioso, disse: “Somente o Mestre conhece a profundidade de nossas provações, nossas dores e nosso sofrimento. Somente Ele nos oferece paz eterna nos momentos de adversidade. Somente Ele toca nossa alma torturada com Suas palavras de consolo: ‘Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos; e eu vos aliviarei’. ‘Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas’.” (Mateus11:28-30)

Outro líder religioso, Henry B. Eyring, disse em discurso:

Advertisement

“Devemos pedir em oração que Deus, pelo poder do Espírito Santo, nos ajude a ver nossas bênçãos com clareza, até mesmo em meio a nossas provações. […] O que mais me ajuda é pedir a Deus em oração: ‘Poderias dirigir-me a alguém que eu possa auxiliar em Teu nome?’ Foi ajudando Deus a abençoar os outros que consegui enxergar melhor minhas próprias bênçãos.”

Como desenvolver um coração grato?

Devemos contar nossas bênçãos e agradecer por elas a nosso Pai Celeste. Os criadores do site ldswhy.com John Hilton III e Anthony Sweat têm uma fórmula que ajuda a contar nossas bênçãos:

  1. Anote dez habilidades físicas pelas quais você é grato.

  2. Escreva dez bens materiais pelos quais é grato.

  3. Anote o nome de dez pessoas vivas pelas quais é grato.

    Advertisement
  4. Anote o nome de dez pessoas falecidas pelas quais é grato.

  5. Indique dez coisas da natureza pelas quais é grato.

  6. Mencione dez coisas do dia de hoje pelas quais é grato.

  7. Anote o nome de dez lugares no mundo pelos quais é grato.

  8. Cite dez invenções modernas pelas quais é grato.

    Advertisement
  9. Anote o nome de dez alimentos pelos quais é grato.

  10. Enumere dez coisas do evangelho pelas quais é grato.

Seguindo esses passos listaremos rapidamente 100 coisas pelas quais somos gratos. Nos lembraremos das pessoas às quais devemos ser gratos e em oração, palavras e atitudes, devemos expressar essa gratidão a Deus e às pessoas.

Como a gratidão nos torna mais felizes?

A psicóloga norte-americana Brenda Shoshanna em seu livro 365 maneiras de dar graças: Um para cada dia do anoressalta que ser grato e deprimido ao mesmo tempo é impossível. Ela diz que: “A gratidão faz uma pessoa mais saudável, fisicamente, mentalmente, em todos os sentidos.”

Outro autor que fala sobre a gratidão é M. J. Ryan, em seu livro O poder da gratidão “Tudo de que precisamos é ter uma atitude de gratidão. A gratidão cria felicidade porque faz com que nos sintamos plenos, completos. Gratidão é compreender que temos tudo aquilo de que precisamos, pelo menos no momento presente.”

Advertisement

Além do bem-estar físico, mental e emocional, ser gratos nos coloca em um melhor relacionamento com nosso Pai Celeste, ao expressarmos nossa gratidão por tudo que tem feito por nós. Inclusive enviando seu filho Jesus Cristo para nos proporcionar alegria nessa vida e vida eterna. Citando novamente Thomas S. Monson:

“É amável e honroso expressar gratidão. É generoso e nobre agir com gratidão; mas quando vivemos sempre cheios de gratidão no coração, tocamos o céu”.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.