10 questões para se ter em mente antes de comprar um imóvel

Confira aqui alguns pontos importantes a serem avaliados em uma compra de imóvel, e que nem sempre são lembrados ou orientados ao comprador.

Muitas pessoas têm o sonho de adquirir o seu primeiro imóvel. Nesta situação, por vezes, a emoção da realização de um sonho, juntamente com a pouca experiência em transações imobiliárias, acabam levando-as a precipitação na hora da escolha.

É preciso se ter em mente que o ato de adquirir um imóvel, demanda um alto investimento financeiro, e por esse motivo qualquer decisão errada pode ocasionar prejuízos e dores de cabeça consideráveis a longo prazo. Para evitar que seu sonho vire um pesadelo é necessário que haja muita pesquisa e planejamento antes de efetuar a compra. Logo abaixo citarei 10 pontos que podem lhe auxiliar a fazer uma boa compra, e que muitas vezes podem passam despercebidos.

1- Conheça a rotina da vizinhança

  • É de fundamental importância analisar como é a vida urbana no entorno do imóvel que pretende adquirir. Procure observar como é o trânsito nos horários de pico; o nível de poluição sonora em períodos diferentes e aos finais de semana; converse com vizinhos sobre os pontos bons e ruins do local.

2- Posicionamento do imóvel

  • Verifique se a disposição das janelas, sacada e portas privilegiam a circulação de ar e a luz solar durante o dia. Esses dois fatores contribuem para a economia de energia e arejamento do imóvel.

3- Segurança

  • Procure na vizinhança se não há imóveis, terrenos ou construções abandonadas que sirvam de abrigo noturno para usuários de drogas ou para proliferação de insetos e ratos.

4- Índice criminal

  • Verifique nos jornais da sua cidade ou em uma delegacia os índices criminais da região para verificar se é um bairro visado para roubos ou violento.

5- Valor de mercado

  • Antes de efetuar a compra verifique se os preços dos imóveis com as mesmas características do qual pretende, e se possível na mesma rua ou nas imediações, estão condizentes com o valor proposto no imóvel de interesse.

6- Serviços

  • Veja se o bairro dispõe dos serviços que necessita, tais como restaurantes, supermercados, açougues, padarias, cobertura de internet e TV a cabo etc…

7- Acesso

  • Hoje em dia é muito difícil adquirir um imóvel em uma localização privilegiada em relação aos centros comerciais da cidade, seja pelo custo elevado ou pelos poucos imóveis residenciais disponíveis nessas localizações. Por isso é útil verificar se a localização do seu imóvel permite um rápido deslocamento para as outras regiões da cidade, através de avenidas, vias arteriais, pontilhões, pontos de ônibus ou táxi, se existe próximo alça de acesso à rodovia, enfim, fatores que contribuam para a mobilidade urbana, seja de casa para o trabalho, ou para regiões que costumar ir com frequência.

8- Condição do imóvel

  • Contrate um profissional da construção civil de confiança para avaliar se não há problemas na estrutura da edificação e seus sistemas hidráulico e elétrico. Muitas vezes na hora da venda, o imóvel é tapeado com tinta e materiais maquiadores, como por exemplo cimento ou argamassa para esconder rachadura, infiltrações ou vazamentos.

9- Documentação

  • É imprescindível verificar toda a documentação do imóvel. Verifique se toda a escritura confere. Veja se não há dívidas de imposto ou condomínio no registro do imóvel. No caso de imóvel ainda em fase de construção confira a idoneidade da construtora, veja se não há processos contra ela, e busque se informar sobre os engenheiros e arquitetos responsáveis pela obra. Você pode buscar a ajuda de um Corretor de Imóveis de sua confiança para lhe ajudar nessas questões.

10- Financiamento

  • Essa parte foge um pouco da questão física do imóvel, mas acho importante ressaltar, é mais vantajoso pesquisar as opções de financiamento em diversos bancos, e não apenas naquele sugerido pela imobiliária ou construtora, alguns bancos oferecem taxas mais atrativas para a construção civil. Fique atento também as medidas de incentivo do governo, que por vezes reduzem os impostos, facilitam a aprovação de crédito ou reduzem as taxas dos bancos em um determinado período de tempo.

Espero ter ajudado alguns de vocês na compra do primeiro imóvel, acredito que é um passo importantíssimo na vida de qualquer pessoa e por este motivo é necessário muita cautela na hora da compra.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...