Sugestões de etiqueta para o primeiro encontro

Sugestões para o homem e mulher tirarem proveito do primeiro encontro no quesito educação.

Deborah Parrela Vasconcelos

A educação de uma pessoa é algo que se nota desde o contato inicial. Veja algumas dicas de etiqueta para não passar vergonha no primeiro encontro:

Dicas para o homem

Seja cortês

pequenos gestos como abrir a porta do carro ou pagar a conta no restaurante mostram educação e não vão passar despercebidos. Também não custa nada fazer elogios sinceros durante o encontro.

Não tente impressionar, seja você mesmo!

Alguns homens acham que precisam fazer de tudo para impressionar nos primeiros encontros, e acabam exagerando tanto na conversa como na programação. Por exemplo: se você está sem muito dinheiro, não é necessário ir a um restaurante muito caro.

Respeito

acima de tudo, respeite (em todos os sentidos) a mulher com que você está saindo. Não se aproxime muito no primeiro encontro, isso pode causar desconforto para ambos.

Dicas para a mulher

Seja feminina

claro que a personalidade é o que mais importa, mas isso não quer dizer que você pode ir desleixada. Não importa qual o programa que irão fazer, tente se arrumar um pouco mais, para mostrar que é uma ocasião especial.

Advertisement

Seja positiva!

Nem tudo pode sair como o planejado, principalmente no primeiro encontro. Mas não importa o que aconteça, seja positiva e não deixe abalar a diversão da saída. Não fique reclamando se perderem o horário do cinema ou se o carro quebrar, nem fique brava se descobrir que durante todo o jantar tinha um sujeira no seu dente! Uma das melhores qualidades de uma mulher é saber rir de si mesma.

Dicas para ambos

Pontualidade

chegar na hora combinada (ou antes) é o ideal para todas as ocasiões. Uma pessoa pontual mostra que tem respeito pelos outros e que é organizada o suficiente para não se atrasar. Principalmente no primeiro encontro, faça um esforço extra para estar no local combinado, no horário combinado. Afinal, como ainda estão se conhecendo, a outra pessoa pode achar que o seu atraso significa que não se importa tanto assim com o encontro. Se acontecer algo, ligue ou mande um recado para avisar.

Não falar demais

algumas vezes, por causa da ansiedade ou até pelo nervosismo por ser o primeiro encontro, acabamos falando mais do que de costume. Você não precisa jogar um balde de informações no outro logo no começo nem falar tudo o que vier à mente. Pense antes de falar, seja interessante, não se exponha demais, e o mais importante: ouça o que o outro tenha a dizer.

Evite a repetição do “EU”

evite parecer egocêntrico falando muito de si mesmo. Tente controlar quantas vezes você fala a palavra “eu” em uma conversa. Veja a diferença: a) Eu gosto de caminhar; Eu fui em um museu aqui perto; Eu acho esse livro muito bom. b) Você gosta de caminhar? Existe um museu muito interessante aqui perto; Já ouviu falar desse livro? Ele é muito bom. Dessa maneira, você mostra que está interessado na opinião da outra pessoa. Lembre-se de que isso deve ser uma conversa e não um monólogo.

Mostre interesse

durante um diálogo, é importante prestar atenção e mostrar interesse no que o outro está falando. Faça observações, perguntas e comentários para mostrar que você realmente se importa com a conversa. Nunca interrompa enquanto o outro estiver falando nem fale alto ou baixo demais. Risadas exageradas também estão proibidas no primeiro encontro!

Advertisement

Conhecer naturalmente

hoje em dia, é fácil descobrir muita coisa de outras pessoas pela internet. Evite pesquisar sobre o outro antes do primeiro encontro. Isso pode estragar a magia de uma conversa natural.

Se você gostar da saída, e com essas dicas com certeza o seu encontro será o primeiro de muitos, aproveite! O começo do relacionamento é uma época que não volta nunca mais, cheia de mistério e romance.

Toma un momento para compartir ...

Deborah Parrela Vasconcelos

Deborah Parrela Vasconcelos é casada, formada em Publicidade e Propaganda e acredita em usar o poder das mídias sociais, eventos de caridade e voluntariado para fazer o bem.