O melhor investimento na vida de uma criança

Invista na vida de seu filho para que ele se torne um adulto capaz. Capaz de demonstrar amor e respeito.

2,149 views   |   6 shares
  • Ouço constantemente mulheres que se preocupam em ter filhos, pois dizem que manter um filho não é fácil, preocupadas principalmente com a parte financeira. É realmente uma preocupação pertinente, mas fico triste ao perceber que, por questões materiais, mães e pais que teriam condições de trazer ao mundo filhos espirituais de Deus, não o fazem preocupados com o que vão vestir, comer, brincar e onde vão estudar. Entre outras preocupações que são totalmente naturais que os pais tenham, pois sempre vamos desejar dar o melhor aos filhos.

  • Maternidade e Paternidade: Missão de vida

  • Só que, se continuarem a pensar assim, muitos passarão por esta vida sem cumprir com sua parte na missão de trazer filhos à Terra para amar, cuidar e mostrar como ser uma pessoa melhor. E estes filhos irão nascer em locais com oportunidades muito menores das que poderiam ter em famílias com pais amorosos, cuidadosos e dispostos a lutar para fazer o melhor, mesmo que esse melhor não seja usar um tênis importado, estudar no melhor colégio, ter uma casa com piscina, viagem todo ano e eletroeletrônicos de última geração.

  • O melhor investimento para uma criança é que ela tenha um lar, independente do tamanho da casa. Que ela tenha condições de estudar e que aprenda, neste lar, a buscar e aproveitar oportunidades para vencer os desafios que a vida imporá. Ou ainda, entender porque os pais têm que dividir a renda da família entre as necessidades de todos da casa por terem poucos recursos financeiros. Que aprenda a ser grata por tudo o que receber e que saiba valorizar cada pequeno presente ou necessidade atendida.

  • Se você está preocupado com o futuro de seu filho comece a fazer a diferença na vida dele com coisas pequenas, como princípios éticos, cidadania, respeito ao próximo e honestidade. Paralelo a isso, busque todas as oportunidades oferecidas pelo poder público, organizações não governamentais e empresas que focam em ações sociais.

  • Veja 4 dos melhores investimentos para uma criança:

  • Poupança

  • É sempre bom, quando possível, que os pais façam uma poupança permanente para seu filho, preferencialmente desde bebezinho, isso fará a diferença quando ele estiver pronto para fazer uma faculdade ou especialização na área profissional. Ou mesmo em caso de emergências. A poupança rende em torno de 5 a 6% ao ano, mas é um investimento seguro se você pensa em usufruir em longo prazo.

  • Educação

  • Quando falo em educação me refiro a estimular a criança desde cedo a ter gosto pelo estudo, pela leitura, ser seletivo nas escolhas que fará quando decidir por gênero musical, lazer e amizades. Ações como estas farão com que seu filho se destaque na escola, nos esportes e entre seu grupo social, abrindo portas para que oportunidades de estudo e profissionais sejam direcionadas a ele.

  • Advertisement
  • Conhecimento

  • Ensine seu filho a buscar conhecimento sobre assuntos diversos, que ele se inteire sobre a condição política do país e do mundo, que ele se envolva em questões sociais e busque informações sobre as necessidades da humanidade, abrindo assim um leque para desenvolver sua capacidade de identificar oportunidades e desenvolver soluções. Conhecimentos sobre Arte, História, Ciências, etc., podem ser aprendidos principalmente se forem oferecidos constantemente no ambiente familiar, mais do que nos livros ou em 50 minutos de aula na escola.

  • Valorize suas competências

  • Valorize as competências que seu filho demonstra. Isto é um ótimo meio de investir em seu futuro. Não reprima seus sonhos e habilidades, estimule e apoie quando demonstrar interesse em alguma área específica como música, artes, ciências ou outra área profissional. Respeitar as habilidades e tendências de seu filho fará com ele se torne um jovem e, mais tarde, um adulto feliz e preparado para fazer o mesmo pelas pessoas com quem se vier a se relacionar, social, profissional e amorosamente.

  • Não se deve sofrer pelo futuro dos filhos. O que os pais precisam é confiar em sua capacidade de demonstrar amor, respeito e em dar apoio e bons exemplos quando estes vierem ao mundo. Todo o resto será acrescentado a partir das próprias habilidades que eles terão à medida que vencem desafios e aproveitam oportunidades por terem aprendido a principal lição de sua vida.

  • “Aprender a sempre ser e fazer o melhor”. Independente se ele usar o tênis e as roupas mais caras, ou estudar na melhor e mais cara escola particular da cidade. Sendo e fazendo o melhor em tudo, irá ensiná-lo a respeitar e valorizar a si próprio e os outros.

  • Invista na formação do caráter de seu filho, com amor, respeito e apoio, e nunca terá que se preocupar com seu futuro. O melhor investimento que os pais podem fazer para seus filhos é dar-lhes a oportunidade de crescer em um lar sadio.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

O melhor investimento na vida de uma criança

Invista na vida de seu filho para que ele se torne um adulto capaz. Capaz de demonstrar amor e respeito.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr