Óleos Essenciais Base 101: O alívio imediato para muitas doenças

Os óleos essenciais vêm ganhando popularidade e por uma boa razão: além de ajudarem a levantar o astral, também podem ser uma ótima aquisição para sua farmacinha doméstica.

Shelli Proffitt Howells

“Todos temos a capacidade de curar a nós mesmos.” Lisa Bellini

Os óleos essenciais vêm ganhando popularidade e por uma boa razão, além de ajudar a levantar o astral também pode ser uma ótima aquisição para sua farmacinha doméstica.

O que são óleos essenciais?

Segundo o site Wikipédia, óleos essenciais são líquidos aromáticos extraídos das folhas, caules, flores ou outras partes de uma planta. Esses óleos são muito concentrados, o que os torna 50 a 70 vezes mais poderosos que as ervas medicinais.

Os óleos essenciais têm componentes complexos que os tornam benéficos à saúde. Eles podem eliminar bactérias e vírus. Muitos também são fungicidas e alguns podem aliviar a dor, levantar o astral, acalmar o estômago e muito mais.

Como comprar óleos essenciais?

Nenhum óleo essencial é feito da mesma maneira. É importante comprar somente óleos terapêuticos comprovadamente puros e pesquise cuidadosamente os óleos que deseja comprar. Veja algumas dicas sobre o que procurar:

Advertisement

O rótulo informa o nome científico da planta?

Variedades diferentes da mesma planta podem ter composições químicas completamente diferentes, mas ter o mesmo cheiro. O nome científico da planta vai permitir que você saiba se ela é a melhor qualidade para a extração do óleo essencial.

Onde as plantas são cultivadas?

O tipo de solo e as condições climáticas afetam a qualidade das plantas e, portanto, a qualidade do óleo. Os melhores óleos essenciais vêm de plantas nativas, ou seja, cultivadas em sua região de origem. Por exemplo, óleo essencial de lavanda feito de lavanda cultivada na França é melhor do que o óleo da planta cultivada no Brasil.

Como o óleo essencial é extraído?

Qualquer processo que não seja a destilação a vapor deixará resíduos químicos fazendo com que o óleo não seja considerado de boa qualidade terapêutica.

Os óleos são testados quanto sua qualidade e pureza?

O teste por cromatografia gasosa e o teste por espectrometria de massa podem ajudar a verificar se o óleo essencial contém os componentes que deve ter; e nenhuma das impurezas que não deve ter.

Quando são muito baratos não são bons?

No caso dos óleos essenciais, o adágio “você leva aquilo pelo que paga” é verdadeiro. É preciso uma grande quantidade de plantas para se conseguir um pouco de óleo essencial puro. Por exemplo, são necessárias mais de duas toneladas de pétalas de rosas para se conseguir menos de meio quilo de óleo essencial de rosa. Para baixar os preços muitas empresas adicionam um óleo diluidor ao óleo essencial, esse procedimento reduz a sua eficácia. De acordo com o site aromaweb.com, os fornecedores experientes investem tempo a fim de encontrar óleos de boa qualidade e muito dinheiro para testar esses óleos. Não deixe que o preço de um óleo essencial faça com que você desista de experimentá-lo, lembre-se que você está na verdade comprando em grande quantidade. Um pequeno frasco de 15 ml contém aproximadamente 270 gotas ou doses de óleo essencial.

Advertisement

Como usar os óleos essenciais?

Podem ser usados de três maneiras.

Como aromatizante

Você pode usar um difusor para dispersar o óleo essencial no ambiente. Você também pode colocar algumas gotas do óleo em um borrifador cheio de água e borrifar o ambiente. Outra opção é simplesmente inalar o óleo diretamente do frasco. Quando usados como aromatizantes, os óleos essenciais limpam o ar, levantam o astral e desobstruem os canais respiratórios.

Uso tópico

Coloque algumas gotas de óleo essencial em uma pequena quantidade de outro óleo, como óleo de côco, de amêndoas ou de oliva. Aplique diretamente no local onde é necessário. Alguns óleos essenciais podem ser aplicados sem estar misturados a outros óleos diluidores. Sempre leia o rótulo e teste em uma pequena área da pele para verificar se não é sensível ao óleo. Quando usados topicamente, os óleos essenciais podem melhorar a imunidade e trazer alívio imediato. Eles são absorvidos rapidamente e passam para a corrente sanguínea, trazendo resultados locais e sistêmicos.

Uso interno

Alguns óleos essenciais podem ser ingeridos. Certifique-se de ler o rótulo. O rótulo de um óleo essencial que pode ser ingerido contém as informações nutricionais. Acrescente algumas gotas em algum líquido e beba-o ou coloque o óleo diretamente na língua. Quando ingeridos, os óleos essenciais podem desintoxicar o corpo, melhorar a digestão e tratar os órgãos internos.

Como os óleos essenciais podem ajudar sua família?

Existe um óleo essencial para quase todo tipo de doença. Veja algumas maneiras que minha família usa óleos essenciais.

Advertisement

Problemas estomacais

Hortelã, erva-doce e gengibre são bons para problemas digestivos. Ano passado, comemoramos o Dia de Ação de Graças em minha casa. É claro que todos comemos demais e, depois do jantar, minha sobrinha reclamou que o estômago estava doendo. Dei a ela um pouco de uma mistura de óleos essenciais digestivos e em poucos minutos ela estava melhor. Algum tempo depois, outras crianças e também os adultos fizeram uma fila para tomar meu “óleo digestivo”.

Ansiedade

Meu filho mais novo fica muito ansioso antes do primeiro dia de aula. Certa vez ele ficou tão ansioso que não conseguiu dormir na noite anterior a seu primeiro dia na terceira série. Felizmente tínhamos óleos essenciais em casa quando ele foi para a quarta série. Na noite anterior ao primeiro dia de aula, ele colocou um pouco de óleo essencial de lavanda atrás das orelhas e conseguiu dormir bem a noite toda.

Vermelhidão nos olhos

Certa manhã, meu filho entrou no meu quarto com um olho vermelho de dar medo. Fiz com que ele esfregasse um pouco de óleo essencial de melaleuca (também conhecida como árvore-do-chá) ao redor (mas não dentro!) do olho que o estava incomodando. A tarde a vermelhidão do olho tinha desaparecido completamente. Ele ficou um pouco decepcionado porque só perdeu um dia de aula.

Gripes e resfriados

Orégano, laranja e canela são ótimos antivirais. Antes de conhecer os óleos essenciais, eu morria de medo da primeira tosse ou do primeiro espirro do inverno. Eu sabia que isso significava que o resfriado ou a gripe pegaria em todos os membros de minha família, causando semanas de desespero. Agora, assim que percebo que um dos meus filhos está ficando doente, faço com que esfregue uma mistura de óleos essenciais nos pés e isso reduz drasticamente a duração e a intensidade da doença e ela não passa para o resto da família.

Os óleos essenciais podem ser usados de várias maneiras maravilhosas. Eles podem se tornar uma ferramenta essencial em sua casa.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Wagner Vitor do original Essential Oils 101: From the hippy fringe to mainstream homes, de Shelli Proffitt Howells.

Toma un momento para compartir ...

Shelli Proffitt Howells

Shelli Proffitt Howells tem bacharelado pela BYU, é uma esposa feliz e mãe de seis filhos.