Linguagem universal: Como um abraço pode aproximar as pessoas

Reflexões sobre a importância do abraço como manifestação de afeto e aproximação entre as pessoas.

6,118 views   |   49 shares
  • Ao assistir o vídeo anexo fiquei pensando na importância das coisas simples e corriqueiras. Um abraço, uma manifestação tão singela e que muitas vezes não é valorizada. O abraço é um carinho universal que pode ser dado e recebido por qualquer pessoa, independente até de se conhecerem.

  • Manifestação de afeto

  • O fato é que um abraço faz muita diferença e representa uma proximidade, um aconchego importante entre seres humanos de forma geral e, mais especialmente entre pessoas que se amam. O contato físico é elemento primordial na manifestação do afeto e o abraço é um dos gestos de carinho mais reveladores porque representa a proximidade entre as pessoas. Pelo abraço surge o entendimento entre pessoas de qualquer país, idade, raça ou condição social.

  • Benefícios para a saúde

  • Segundo matéria publicada no site Terra - Bem-estar: "O abraço libera uma substância chamada oxitocina, também conhecida como o hormônio do bem-estar, aumentando a felicidade geral da pessoa". E ainda baixa os níveis de estresse, diminui a pressão arterial e a ansiedade. Assim, estar tão perto de alguém num abraço é naturalmente muito saudável.

  • Equilíbrio emocional

  • Um abraço é a expressão de carinho, amor, afeto, amizade e ainda, conforme enfocado no vídeo, é um elo de união entre pessoas que não se conhecem, mas que se reconhecem com irmãos. O enlace de duas pessoas estabelece uma ligação que agrada e faz bem tanto para quem dá, quanto para quem o recebe. Essa troca de energia benfazeja é reconfortante e capaz de estabelecer equilíbrio emocional nos momentos difíceis porque demonstra atenção, apoio, consolo e transmite solidariedade com o próximo. Conforme afirmou Robert Kennedy: "O calor de um abraço aquece a alma"

  • Comunicação não verbal

  • Um abraço pode representar muitas palavras que teimaram em não serem ditas. Ele pode falar muito mais do que um discurso inteiro, estabelecendo elos eficazes de comunicação entre os seres. Um abraço é capaz de melhorar qualquer tipo de relação, pois estimula a comunicação entre as pessoas e a compreensão dos problemas. Dentre os elementos que compõe os tipos de comunicações não verbais, talvez seja o abraço uma das formas mais reveladoras dos sentimentos e emoções.

  • O enlace familiar

  • Advertisement
  • O abraço é um dos gestos de afeto mais intensos. É capaz de provocar uma gama de sensações gostosas que incluem conforto e proteção. E se representa benefícios até para pessoas desconhecidas, como pudemos observar no vídeo, imagine no âmbito familiar. Em meu trabalho como mediadora de conflitos com casais presencio muitas vezes um cônjuge desabafar que não se sente amado, pois sequer recebe um abraço. Isso é mais comum do que se imagina e o interessante é que, quase sempre, o cônjuge que ouve isso diz não imaginar que essas manifestações eram tão importantes para o outro. Também é preciso observar os benefícios dessa manifestação na relação de pais e filhos desenvolvendo elos de união que protegem a família. É essencial para o desenvolvimento saudável das crianças que sintam o conforto do abraço de seus pais como fonte de carinho e atenção.

  • Então, use dessa manifestação de carinho; abrace mais e aproveite o bem-estar que esse enlace pode proporcionar.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Linguagem universal: Como um abraço pode aproximar as pessoas

Reflexões sobre a importância do abraço como manifestação de afeto e aproximação entre as pessoas.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr