6 dicas para manter-se concentrado nos trabalhos acadêmicos sem perder o foco

Os universitários precisam elaborar, por semestre, muitos trabalhos acadêmicos, mas muitas vezes perdem o foco devido a tantas atividades requerendo atenção, contudo, siga essas dicas para um melhor método de estudos.

1,723 views   |   shares
  • Muitos dos meus amigos na faculdade tinham a mesma dificuldade que eu: manter a concentração nos estudos. A maioria de nós tínha, além das atividades acadêmicas, responsabilidades com o trabalho e afazeres de casa. Todas essas atividades levam um tempo considerável de nosso dia, além de requerer muito da nossa atenção, o que afetava nosso tempo e disponibilidade para estudar e concentrar mais em nossos estudos e na realização de nossos trabalhos acadêmicos.

  • Nossa vida, nossa faculdade, não são diferentes da vida de muitos estudantes brasileiros; poucos são os que apenas estudam. Porém, os que realizam muitas atividades e os que apenas estudam podem se deparar com o mesmo obstáculo na hora de estudar: "manter a concentração", porque se preocupam com as outras tarefas que precisam executar. Mesmo assim temos o potencial de administrar nosso tempo e nos concentrar, porque, afinal, para ter o sucesso em nossa vida acadêmica, teremos que compreender o que a nós é passado. Saber como dominar a concentração, mesmo com o pouco tempo para se dedicar ao estudo, será a chave para aprender e dominar os assuntos estudados com maior qualidade e disciplina.

  • O que de fato é a famosa concentração que todos buscam para melhorar suas atividades?

  • É a capacidade que a pessoa tem de direcionar seus pensamentos para um ponto central de um tema. De acordo com o minidicionário Larousse, "é o estado de concentrar que significa dirigir a um centro, reunir em um mesmo ponto, direcionar a atenção, refletir e meditar profundamente". No caso de todos nós que sempre estamos estudando o que desejamos é exatamente isso, manter a atenção no ponto central, nesse caso os estudos, e meditar profundamente nos assuntos estudados.

  • Sabemos que com nossa vida superagitada isso tem sido um grande desafio e tem a tendência de fazer-nos desistir, porém, se persistirmos nesse desafio ele será superado com uma dose de cuidado e desejo.

  • Alguns de nós precisamos apenas de ordem nos horários e um lugar apropriado para os estudos, outros não. Talvez você, que está lendo esse artigo, por exemplo, além de precisar de ordem, sofre de DDA que é o distúrbio de déficit de atenção. Se esse for o seu caso consulte um pouco mais sobre o assunto nesta fonte: Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA), desse modo, além das dicas citadas nesse artigo, você estará mais cheio de informações e ajuda; ferramentas que ajudarão a ter o sucesso esperado em sua meta de concentração nos trabalhos acadêmicos e também na própria vida.

  • Advertisement
  • O mais importante de tudo é acreditar na capacidade que você tem, pois todos a têm. A diferença entre uma pessoa e outra é a data de nascimento e o nome dos pais, o cérebro que você tem, têm as mesmas capacidades de qualquer outro cérebro, ele se desenvolve como um músculo, se colocado em exercícios.

  • Portanto deseje, mas faça: “Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma, o bom siso te guardará e a inteligência te conservará.” (Provérbios 2:10-11)

  • Vamos ao que interessa? Boa sorte nessa jornada!

  • Como manter a concentração em nosso trabalho acadêmico sem perder o foco?

  • 1. Um Lugar

  • Encontrar um lugar reservado. Todos já ouviram sobre isso, que um lugar reservado é importante. O importante não é saber, mas fazer! Se você deseja manter a concentração, precisa encontrar esse lugar, um local com boa iluminação, sem barulhos e sem pessoas circulando.

  • 2. Tecnologias

  • Desligar-se das tecnologias! Deixar o telefone desligado. Sites sociais, nem pensar em logar. Se precisar usar o computador deverá ser apenas para a pesquisa do assunto estudado. "Nunca se conectar nas redes sociais" é parte da solução para todos nós que fazemos parte desse novo mundo tecnológico.

  • 3. Músicas

  • Com música ou sem música? Nesse caso alguns alunos conseguem se concentrar ouvindo música; eu sou desse tipo de alunos, nunca consegui ter sucesso no estudo se não estivesse ouvindo música clássica instrumental, que não é errado de acordo com o educador búlgaro Georgi Lozanov. Porém, alguns estudiosos dizem que ela é uma vilã da concentração, para outros profissionais da educação, como a pedagoga Laura Mariani, depende de cada indivíduo. Veja o que é melhor para você e siga.

  • 4. Água

  • Faça uma pausa para beber água, ou até mesmo para dormir 40 minutos e depois retornar ao estudo, é importante, estudos comprovaram que o sono ajuda no rendimento escolar.

  • 5. Alimentação

  • Alimente-se bem antes de começar estudar, e durante o estudo faça pausas para comer alguma coisa, em especial maçã. Sim, maçã! Para todos que têm problemas de esquecimento e para nós que desejamos concentração no trabalho acadêmico, ela é uma fruta que ajuda nosso cérebro no processo de concentração. Você pode aprender sobre alimentos bons para a memória no artigo Nutrição para o cérebro do portal "Só nutrição".

  • Advertisement
  • 6. Desejar

  • Deseje muito ser melhor nos estudos, o desejo é o caminho que todos terão que percorrer se quiserem alcançar um objetivo. Estudar não é tarefa difícil e tem a capacidade de ser uma atividade muito proveitosa, principalmente se você projetar em sua mente tudo o que você deseja alcançar na vida. Isso vai motivar e ajudar na concentração.

  • Às vezes você vai enfrentar desafios com o estudo sem ter a oportunidade de estudar em um lugar adequado, porém, como eu falei anteriormente, use o desejo, faça do desejo a ferramenta mais importante para se concentrar. Muitas vezes, indo do trabalho para a faculdade, me concentrava lendo dentro do ônibus lotado, e esse ato eu atribuo a meu forte desejo de estudar.

  • Lembre-se, o mundo que vivemos hoje valoriza seu conhecimento muito mais que sua boa intenção de fazer um bom trabalho, não deixando de acrescentar que suas intenções devem fazer parte do conjunto. Entretanto, sem estudo, sem conhecimento; parafraseando as palavras de um educador influente, Gordon B. Hinckley, “O estudo é a chave da oportunidade”.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.

Website: http://www.facebook.com/#!/francione.sousa

6 dicas para manter-se concentrado nos trabalhos acadêmicos sem perder o foco

Os universitários precisam elaborar, por semestre, muitos trabalhos acadêmicos, mas muitas vezes perdem o foco devido a tantas atividades requerendo atenção, contudo, siga essas dicas para um melhor método de estudos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr