Como ser uma pessoa de palavra

Cultivar a confiança, respeito, ética e assumir responsabilidades ajudam a ser uma pessoa de palavra.

Márcia Diniz

Antigamente, a “palavra” significava tudo para as pessoas, ela era usada como a principal fonte de credibilidade, ou seja, de confiança, para negócios, para dar a mão da filha em casamento. Somente uma frase: “Eu dou a minha palavra!” era o suficiente para se estabelecer um relacionamento baseado na confiança mútua.

Significado da palavra

Hoje em dia, não mudou muito o significado de ser uma pessoa de palavra, essa expressão continua remetendo a uma pessoa de confiança, que cumpre o que promete. Mas o que realmente está diferente é o quanto as pessoas em geral estão dispostas a acreditar que podem de fato confiar nas outras.

Existem tantos exemplos que escutamos de pessoas idôneas, conhecidas, que de um dia para o outro, por uma situação extrema ou por mudanças de condutas internas deixam de ser exemplares e se transformam no oposto que sempre foram e pregaram: mentirosos, falsários e assim sucessivamente.

Por que confiar?

Por que confiar? Por que dar a sua palavra é importante? Por valores próprios que vieram da sua família ou que você mesmo descobriu serem importantes para sua vida. E entre eles, eu diria que os mais valiosos para ser uma pessoa de palavra são: a confiança, a ética e a moral.

Princípios

Desenvolvendo esses valores, você não estará indo contra os princípios que regem a sua vida.

Advertisement

Como é bom ter amigos com quem podemos contar e que contam com a gente. Uma vez combinado algo, será cumprido, a não ser que surja um imprevisto sem solução, e que seja necessário desmarcar aquele café da manhã, almoço ou jantar, a saída a um cinema, até aquele treino em que o que mais importa é a companhia.

Quem não tem um amigo que sempre dá furo nos programas? Ou que marca um horário e chega sempre atrasado?

Respeito e responsabilidade

Uma pessoa que não tem respeito e responsabilidade com os outros não percebe que suas atitudes são tomadas sem dar nenhuma importância ao outro. Elas não são pessoas más, somente não conseguem assumir compromissos e manter sua palavra. E o que normalmente acontece é que os outros já não contam mais com elas, pois sabem que provavelmente vão falhar outra vez.

Tomar consciência

Para se tornar uma pessoa de palavra é preciso se conscientizar de que suas atitudes refletem não somente em si mesmo, como também nos outros. E esse reflexo pode magoar, entristecer e prejudicar pessoas que querem o seu bem. A consciência vem de várias maneiras, mas uma delas é sempre se colocar no lugar do outro: “E se eu fizesse isso, ele gostaria?”.

Assumir compromissos com você mesmo ajuda a trabalhar a sua autoconfiança e fazer com que se torne um hábito em todas as áreas da sua vida. Mudar hábitos que não são positivos por aqueles que fazem a diferença para você e para os outros leva um tempo, dizem que no mínimo vinte e três dias, com repetição diária. Exige também muita disciplina e determinação, mas o resultado é surpreendente, de alto impacto na sua vida e na vida de todos a sua volta.

Advertisement

Cultive confiança, ética e respeito

Continue ou comece hoje a cultivar a confiança, ética e respeito, assumindo responsabilidades com você e com aqueles que fazem parte do seu entorno!

Toma un momento para compartir ...

Márcia Diniz

Márcia Diniz é Wellness, Professional & Mental Fitness Coach. Proprietária da MD Coaching em São Paulo. Formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, membro do The Inner Game School of Coaching e da ICF.