Contando histórias infantis na hora de dormir: 10 dicas para tirar o máximo proveito deste tempo com seus filhos

10 dicas para saber contar histórias aos filhos O que há de saudável em contar histórias Como contar histórias para os filhos antes de dormir

Izabel Torquato

Contar histórias que sejam agradáveis e com as quais as crianças possam se identificar e que também estimulem a imaginação, criatividade, percepção, sensibilidade e docilidade é um hábito muito importante. Ainda mais se mudarmos o tom da voz em cada trecho da história, isso ajuda na montagem das cenas na mente da criança.

Até hoje me recordo das histórias que escutei. A de Sansão e Dalila por exemplo. A força de Sansão nos seus cabelos, sua desobediência, a quebra da confiança e depois o arrependimento dele. Sempre imaginei como seria maravilhoso ter uma força capaz de realizar qualquer tarefa, mesmo que fisicamente não pudesse. Isso me dava mais ânimo em fazer minhas orações, em manter meu lado espiritual e não perder a esperança de vencer meus próprios desafios mesmo quando era somente uma criança.

Meu desejo em conhecer mais as histórias da Bíblia aumentava a cada história que me contavam. Hoje eu mantenho o mesmo hábito com os pequenos, pois sei da importância real de contar histórias. Também me recordo dos valores sobre Cinderela, ela só fazia o bem mesmo quando as pessoas eram maldosas. Ela sempre buscava uma solução através da fé que possuía e do trabalho. A hora da leitura deve ser um momento mágico, especial e, lembre-se, que estará afetando o desenvolvimento da personalidade e do caráter da criança. Por isso escolher uma história com bons valores morais e com princípios são de grande importância. Para isso selecionei 10 dicas.

  1. Escolha uma história de acordo com a faixa etária.

  2. Um texto que possua princípios, valores morais, sociais e emocionais.

    Advertisement
  3. Enquanto conta a história sorria, pois um sorriso alegra qualquer história.

  4. Seja natural, apenas altere tom da voz para mais baixo quando a atenção da criança divaga. Tom mais alto para que ela possa compreender melhor quando usou o tom mais baixo.

  5. Se criança está aprendendo a ler, selecione uma história curta, com letras maiores e com mais imagens. Ajude-a a soletrar após ela ter escutado a história.

  6. Peça para a criança contar para você a história que contou, isso é fantástico.

  7. Mantenha um horário habitual para contar histórias, isso ajuda a criança na percepção de sua importância.

    Advertisement
  8. Fale pausadamente quando a criança não sabe ler sozinha, e entre pontuações demonstre interesse pelo que lê, olhando em seus olhos, isso ajuda a fortalecer a confiança.

  9. Busque perguntar se a criança está compreendendo as palavras, se não compreende, busque significados com comparações, isso ajuda no processo do raciocínio lógico.

  10. Toda história tem começo meio e fim, então para concluir a história faça suspense, faça perguntas de como ela pensa que será o final, não leia apenas, crie vida em sua leitura.

Toda criança tem o direito de sentir-se amada, protegida e valorizada. Lembre-se que cada história que ela escuta está ajudando em seu progresso mental, sentimental e social. Jamais conte algo que lhe dará medo ou tristeza, busque histórias de motivação.

Se a história for sobre príncipes e princesas coloque o nome da criança na história. Desta forma ela ira se familiarizar com o mundo da imaginação e isso incentiva o desenvolvimento intelectual.

Advertisement

Cada história contada é um pedaço de conhecimento que fica gravado no cérebro e pode ajudar em seu desenvolvimento. Esse hábito também cria um vínculo de amor e de segurança entre pais e filhos.

Toma un momento para compartir ...

Izabel Torquato

Izabel Torquato é graduada em Comércio Exterior e Processamento de Dados pela UFPR- CEFET e mora em Curitiba, Paraná.