Como dar a volta por cima e aprender com os momentos ruins

Estamos cercados de frases populares que nos remetem ao fato de que sempre existirão problemas, dificuldades e sofrimentos, no entanto, a forma de lidar com eles depende de cada pessoa.

6,334 views   |   5 shares
  • "A dor é inevitável, o sofrimento é opcional" é o que diz um ditado popular brasileiro de autor desconhecido. Semelhante a esse ditado, há a expressão de Jesus Cristo "(...) no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo".

  • De fato, estamos cercados de frases populares que nos remetem ao fato de que sempre existirão problemas, dificuldades e sofrimentos, no entanto, a forma de lidar com eles depende de cada pessoa. Assim, encontramos pessoas que aparentam sofrer muito diante de uma dor pequena, enquanto outros parecem sofrer pouco diante de um problema que se apresenta "insuportável".

  • Obviamente, todos nós passamos por algum momento difícil na vida, todavia, a forma como reagimos a essa dificuldade é o que faz de nós pessoas capazes de dar a volta por cima. Caso contrário, podemos nos tornar pessoas tão frágeis que se tornam incapazes de resolver seus próprios problemas, por menores que sejam, e aos poucos, perdem a rédea de sua própria vida. Muitas vezes, perdendo a oportunidade de ser feliz! Assim, é fundamental ter em mente que "é comum sentir-se impotente para atuar diante de um problema, todavia, nunca é honesto consigo mesmo permitir que os problemas atuem sobre você." (Pisicóloga, Tahiana Andrade)

  • Desse modo, sugiro algumas formas de como superar os momentos difíceis e dar a volta por cima:

  • 1 - Reflita sobre a equivalência da sua dor e da sua realidade

  • . Ou seja, pense se o problema é mesmo muito difícil e doloroso ou se você não está "fazendo tempestade em copo d'água". Ou, talvez, você esteja controlando demais a sua dor, quando na realidade deveria assumir o seu sofrimento. Ao pensar se o tamanho da sua dor é igual ao tamanho do seu problema, você deixará de minimizar ou maximizar as coisas e poderá abrir a mente para agir mais claramente sobre os fatos. Absolver-se demasiadamente pelo problema pode fazê-la parecer uma pessoa mimada, insegura e imatura, sempre apresentando fraquezas superáveis.

  • 2 - Meça o seu problema a partir do problema do outro

  • . É claro que cada um possui sua própria característica e agirá conforme seu histórico de vida. Pessoas diferentes tendem a pensar de formas diferentes e lidarão diferentemente com os momentos ruins. Entretanto, saber que você não é a única pessoa do mundo que passa por maus momentos ajuda a pensar de forma menos egoísta e, por conseguinte, a minimizar o sentimento de autocomiseração.

  • Advertisement
  • 3 - Considere as consequências do momento ruim, isto é, reflita sobre a possibilidade que você tem de mudar ou não as circunstâncias. Assim, se há algo para fazer, faça-o. Se não há, busque formas para se adaptar. Se você souber refletir sobre as consequências do seu problema, você será capaz de reagir a ele. Compreender o que você pode mudar é o primeiro passo para buscar alternativas e soluções. Compreender o que você NÃO pode mudar é o primeiro passo para a superação de momentos ruins.

  • Assim, na rotina diária, com a família, no trabalho e nas relações interpessoais é fundamental ter em mente que sofrimento possui tamanho, definição e, principalmente, superação.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Tahiana Andrade S. Borges é psicóloga clínica e especialista em Gestão de pessoas. É escritora free-lancer de sites e blogs, escrevendo sobre assuntos relacionados à Psicologia e Comportamento Humano.

Como dar a volta por cima e aprender com os momentos ruins

Estamos cercados de frases populares que nos remetem ao fato de que sempre existirão problemas, dificuldades e sofrimentos, no entanto, a forma de lidar com eles depende de cada pessoa.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr