Quando coisas ruins acontecem a pessoas boas

Por que um Deus amoroso nos permite passar por provações? Por que há tanto sofrimento no mundo? Através de estudo e oração tenho chegado ? compreensão do motivo das provações.

11,407 views   |   50 shares
  • Certa vez ouvi alguém ensinando que, se as coisas não estão dando certo em sua vida, se você tem provações é porque você deve estar fazendo algo errado. Isso me incomodou muito quando eu estava passando por algumas provações realmente terríveis, por isso, fiz um pequeno inventário pessoal. Acontece que, mesmo estando longe de ser perfeita, não havia realmente nenhum pecado ou erro que poderia justificar a profundidade das tribulações que eu estava suportando. Quando era muito jovem, lembro-me perguntar a Deus: "O que estou fazendo de errado para sofrer tanto assim?".

  • Fazer este tipo de pergunta é uma maneira de procurar a culpa e fazer pessoas boas e fiéis desviarem-se. Meus filhos já me perguntaram: "Por que Deus permite este tipo de tipo de sofrimento, sendo ele tão bom?".

  • Embora, por vezes, possamos sofrer devido às consequências de nossas escolhas, outras vezes somos abençoados com obstáculos para o nosso próprio crescimento.

  • Ao longo de muitos anos com muito estudo e oração, tenho aprendido que há uma série de razões por que coisas ruins acontecem, e uma série de coisas que precisamos fazer.

  • 1. Para provar que somos fiéis, não importa em que circunstâncias

  • Quando sofremos ou vemos outros sofrerem, não é momento para questionar, mas um momento para provar a nossa fé. Se uma tribulação pode abalar a nossa fé, precisamos encontrar uma maneira de fortalecê-la.

  • 2. Como uma chamada à ação

  • Muitas vezes, quando temos provas ou vemos outras pessoas passando por elas, é uma chamada à ação para nós. O que podemos fazer para começar a mudar? Podemos interceder? Podemos dispor de nossos recursos e fornecer ajuda? Podemos nos unir e buscar uma solução?

  • 3. Para nos ajudar a crescer e aprender

  • Como no velho ditado sobre usar o limão que a vida nos oferece e fazer uma limonada, precisamos nos perguntar o que podemos aprender com nossas experiências. Se não aprendemos com elas, elas foram desperdiçadas. Se não crescemos, jogamos fora uma oportunidade. Nenhuma provação é desperdiçada se a usarmos para construir algo de valor.

  • 4. Para nos permitir ver a profundidade da nossa fé

  • Eu amo a história de Abraão e Isaque. Certa vez ouvi uma exposição de um erudito bíblico sobre esta história que me ajudou a vê-la sob uma nova luz. Deus conhecia Abraão e a sua obediência. Mas, permitir-lhe passar por aquele teste, deu a Abraão a possibilidade de conhecer a si mesmo e a sua capacidade de obedecer. Esta foi uma lição valiosa para ele. Quantos de nós passaríamos por um teste desses se nos fosse pedido?

  • Advertisement
  • 5. Para provar que confiamos em Deus

  • Quando somos abençoados com provações, isto às vezes afeta nossas vidas com certa incapacidade para comer adequadamente ou dormir profundamente. Esse é o tempo para orar e entregar nossas vidas em Suas mãos. Pedir-Lhe que cuide de tudo por apenas uma noite, permite que você tenha uma boa noite de sono, e, em seguida, assegure-Lhe que você voltará a cuidar de tudo pela manhã.

  • 6. Para melhor apreciar o que temos de bom em nossas vidas

  • Quando as dificuldades diminuem e podemos respirar em paz novamente, precisamos apreciar o aprendizado e reconhecer o quanto nossa vida é realmente boa. É também um tempo para se fortalecer para o próximo desafio potencial. Nós nunca podemos baixar a guarda. Em vez disso, precisamos estar constantemente nutrindo nossa fé.

  • Quando uma de minhas filhas aos quatro anos de idade foi tomar as vacinas pré-escolares, ela se virou para mim e disse na frente de uma enfermeira surpresa. "Obrigada por me amar o suficiente para me trazer para as minhas injeções". Sei que a doce enfermeira deve ter pensado que estávamos fora do juízo perfeito, mas a minha menina sequer choramingou. Ela aceitou simplesmente que esta era uma parte da vida, que apesar de dolorosa era necessária, e suportou com gratidão. Desde então, sua atitude não mudou muito. Ela nasceu assim. Não é mérito meu.

  • Então, deixo aqui minha conclusão do que aprendi e alguns pontos que precisamos meditar quando as coisas ficam difíceis. Em nossas orações, devemos agradecer a Deus por acreditar em nós o suficiente para nos dar provações. Precisamos perguntar o que Ele quer que aprendamos. Precisamos formular um plano de ação (se for o caso) e perguntar-Lhe se é isso que devemos fazer. Precisamos pedir Suas bênçãos sobre nossos esforços. Precisamos agir como Deus quer que o façamos. Precisamos manter nossas cabeças erguidas, sabendo que Ele nos ama o suficiente para nos permitir provar a nós mesmos diante de Seus olhos. Precisamos buscar constantemente oportunidades para ajudar os outros a vencerem suas provações e compartilhar nossa fé com eles. Quando necessário, deixemos nossas cargas sobre Ele, enquanto nos fortalecemos para enfrentá-las mais uma vez.

  • Uma coisa mais. Precisamos reconhecer a Sua ajuda e orientação, e não tornarmo-nos orgulhosos com a atitude de que fizemos sozinhos. A verdade é que nós não o fizemos. Somos Seus filhos e como um pai zeloso e amoroso, Ele está sempre olhando por nós e abençoando nossas vidas.

  • Advertisement
  • _Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original When bad things happen to good people, de Rebecca Rickman

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Becky Lyn is an author and a 35+ year (most of the time) single mom.

Website: http://www.beckytheauthor.weebly.com

Quando coisas ruins acontecem a pessoas boas

Por que um Deus amoroso nos permite passar por provações? Por que há tanto sofrimento no mundo? Através de estudo e oração tenho chegado ? compreensão do motivo das provações.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr