Como ajudar a criança com necessidades especiais nos estudos

Dicas para pais de crianças com necessidades especiais saírem-se bem nos estudos e na escola.

2,032 views   |   2 shares
  • A Declaração dos Direitos da Criança diz que toda criança tem direito a educação e a Lei de Diretrizes e Bases diz que essa educação é um dever da família e do estado, ou seja, a educação é um direito de toda criança sem ou com alguma necessidade especial, é muito importante que todos os pais e responsáveis saibam disso, porque é através desse conhecimento que podemos lutar por nossos direitos.

  • A escola seja ela pública ou privada precisa esta apta a receber esses alunos, até mesmo com professores especializados para garantir um ensino de qualidade a todos. Educar filhos com necessidade especial muitas vezes se torna um desafio para os pais ou responsável, porque nem sempre existem profissionais capacitados para esse tipo de ensino ou a escola não esta preparada. Hoje a escola se atém a esse tipo de ensino inclusivo.

  • “Ter um filho com necessidades especiais pode ser o início de uma jornada que leva a grandes bênçãos espirituais. Aprender a criar um filho com deficiência é um processo, não um evento.” (Recursos para deficientes).

  • Não existem alunos incapazes para aprender

  • Para que a aprendizagem aconteça na vida de um filho com necessidade especial é preciso:

    • Pais que nunca desistam de seus filhos.

    • Pais que aprendam o necessário para estabelecer uma boa comunicação com o filho. Por exemplo, se a criança é deficiente auditiva, aprender linguagem de sinais, mais conhecida como libras, é importante estabelecer esse tipo comunicação com o filho para compreender a necessidade dele, a mesma coisa deve ser aplicada para deficientes visuais.

    • Se informar. Existem muitos tipos de necessidades especiais, esteja a par de qual delas seu filho tem e estude sobre o assunto, procure ajuda de profissionais, peça orientação do que fazer em casa para garantir uma melhor aprendizagem.

    • Estar presente na vida escolar de seus filhos, comparecer nas reuniões para conversar com os professores, pedir sugestões sobre o que pode ser feito em seu lar para colaborar com o progresso da criança.

    • Não fazer todo o trabalho sozinho, às vezes, como pais, queremos fazer tudo, deixe com que outros parentes se envolvam nessa conquista, principalmente amigos e amigas que seu filho venha a conquistar na escola. Fazer atividades em sua casa para envolver e fortalecer esses laços de amizade.

  • Advertisement
  • "Esforce-se para manter um equilíbrio entre incentivar a independência e proteger seu filho de perigos. Apoie os pontos fortes do seu filho e trate-o da maneira mais normal possível. Proporcione para seu filho todas as oportunidades de desenvolver habilidades e talentos." (Recursos para deficientes).

  • Ter um filho é uma bênção

  • Às vezes poderemos nos sentir impotentes e perdidos, sem saber o que fazer ou como agir, outras vezes, desanimados e cansados de tanto lutar para que nossos filhos possam conquistar seu espaço na sociedade, independente de sua deficiência, mas lembre-se que "ter filhos é uma bênção", é um elo divino com o criador, e tudo nessa vida requer muito trabalho, portanto, por um filho, todo sacrifício vale a pena, as recompensas acontecerão quando menos se esperar.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Jacira Silva dos Santos Araujo é casada, formada em letras pela Faculdades de Guarulhos. Seus passatempos favoritos são: ir ao teatro, ler bons livros, assistir bons filmes e principalmente estar ao lado de seu marido e parentes.

Como ajudar a criança com necessidades especiais nos estudos

Dicas para pais de crianças com necessidades especiais saírem-se bem nos estudos e na escola.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr