Fazendo da tristeza uma ferramenta para o crescimento

A tristeza nunca foi algo agradável na vida de uma pessoa, traz sofrimento, medo e dor, porém essa mesma tristeza serve de crescimento e pode ser uma ótima ferramenta para o desenvolvimento pessoal.

1,427 views   |   5 shares
  • Todas as pessoas buscam constantemente pela felicidade em suas vidas. Nunca nenhuma pessoa está em busca da tristeza, porém esse é um sentimento que com frequência está em nossa vida, em nossa companhia, e para algumas pessoas ela parece estar totalmente impregnada na vida delas.

  • A tristeza é vista como um sentimento ruim e angustiante. Ela é um sentimento humano. As emoções sentidas através desse sentimento de tristeza no ser humano são tantas que não caberiam aqui neste artigo, basta apenas citar que dentre esses sentimentos estão: dor, mágoa, medo e angústia. Essas emoções deixam as pessoas à flor da pele e sem nenhum ânimo para reagir a elas. Porém, precisamos compreender que nossa vida pode ser desafiadora e em determinados casos possivelmente desgostosa, porém jamais devemos nos entregar à tristeza da angústia sem fim. Quando Jesus Cristo estava em um Jardim chamado Gestsêmani, Ele, também, sentiu isso, só que em proporção maior. Mas Ele não se entregou (Marcos 14:32). E nós como Ele devemos tomar proveito desse momento de tristeza. Mas por que isso? Porque devemos tirar proveito desse momento para crescer e desenvolver nosso ser.

  • Na definição de tristeza, segundo está no dicionário Larousse da Língua portuguesa, diz que: "A tristeza é uma qualidade também, qualidade significa a característica peculiar, uma virtude, um mérito, excelência e superioridade". Então, podemos compreender que esse sentimento quer nos abrir uma porta cheia de possibilidades que nos é dada gratuitamente para nosso crescimento pessoal e espiritual, porque quando estamos tristes, estamos também mais sensíveis, nossa mente é capaz de desejar a felicidade em maior proporção que o comum, assim, conheceremos melhor o sentimento do amor e desejaremos tê-lo em nossa vida. Cada um de nós, humanos, possui em nosso interior uma força, que para alguns é definida como uma luz, que ilumina e tira as trevas, a escuridão, trazendo força e conhecimento. "A luz verdadeira alumia o homem que vem ao mundo." (João1:4-9)

  • Vejamos o que podemos compreender sobre essa luz e fazer com que a tristeza torne-se uma ferramenta para o nosso crescimento.

    • O filósofo Platão em seu livro VII de A República descreve o mito da caverna. Os homens estão presos e virados do lado contrário da luz, eles veem apenas sombras, e somente um consegue virar, seguir a luz e libertar-se da tristeza e ignorância. Nós podemos ser como aquele homem, sair da escuridão, da tristeza, buscando interagir com o sentimento, encontrar a luz interna e caminhar para fora da tristeza.

    • Muitas vezes, nossa tristeza é resultado de nossa atitude na vida, das respostas negativas que recebemos e do modo como reagimos. Ou você está nas trevas (pensamentos negativos, dores, aflições, decepções, desilusão) ou você pode responder com uma atitude positiva as respostas que recebe. Ou seja, caminhe para a luz, sinta a luz, esteja na luz (pensamentos positivos, a situação atual é só uma fase!).

    • Tristeza é angústia, para Martin Heidegger, filósofo alemão, a angústia tem como função mostrar-nos nosso ser autêntico e a liberdade, mostrando-nos que temos um potencial. Ela nos revela que podemos escolher a nós mesmos e governar a nós mesmos. (BOUTOT, Alain. Introdução à Filosofia de Heidegger). Tire proveito da angústia e tristeza que você sente, governe-se e encontre a luz.

    • Podemos ser nossos próprios governantes, entenda que somente você pode dominar a sua vida. Aquele que dominar sua vida, dominará a tristeza. Escolha não se isolar, busque a luz de fora do quarto, da casa, vá ao encontro das pessoas, sinta a luz do sol na pele, continue fazendo isso a cada dia. "Nas asas do tempo, a tristeza voa".(Jean de La Fontaine)

  • Advertisement
  • Toda e qualquer pessoa tem o potencial de vencer a si mesmo, você não é diferente, é uma pessoa. Reflita nas palavras desse sábio homem, lute contra si mesmo e caminhe ao encontro de sua nova vida. Você é capaz, pois a força para se livrar da dor está dentro de você.

  • "A tristeza é um livro sábio que se tem no coração e que nos diz centenas de coisas - impede-nos de apodrecer como um cogumelo debaixo de uma árvore; pouco a pouco vai fabricando uma provisão de ensinamentos para a vida."(Juliusz Slowacki). Esses ensinamentos nos dão nosso desenvolvimento pessoal que sem a tristeza é impossível ter.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.

Website: http://www.facebook.com/#!/francione.sousa

Fazendo da tristeza uma ferramenta para o crescimento

A tristeza nunca foi algo agradável na vida de uma pessoa, traz sofrimento, medo e dor, porém essa mesma tristeza serve de crescimento e pode ser uma ótima ferramenta para o desenvolvimento pessoal.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr