Como comunicar-se de forma eficiente com seu neto

Netos sãos novos elos que deixam a família unida para a eternidade em uma corrente sem fim.

Beth Proenca Bonilha

Crianças são recompensas, principalmente para os avós! Recompensa pela gestação de nove meses, pelas noites sem dormir, por ser cozinheira, lavadeira, motorista, professora de reforço, psicóloga e algumas vezes, a bruxa má. E quando chega à adolescência então, tem que fazer tudo isso e ainda ser “invisível” quando estiver na frente dos colegas do filho. E no fundo adoramos tudo isso pelo amor de mãe.

Ah, mas quando chegam os netos… Somos duplamente recompensadas por tudo, pois os filhos normalmente começam a valorizar mais nosso papel. Afinal, agora são eles quem estão passando por tudo que passamos e ainda têm que administrar a relação entre seus filhos e os avós, pois certamente irá precisar de ajuda uma noite, um final de semana que tenham que viajar ou mesmo para sair e se divertir.

Para que estes momentos sejam especiais, é ideal que as avós e também os avôs, saibam se comunicar com seus netos.

Algumas ações são primordiais neste relacionamento para que seja eficiente e que se torne duradouro, respeitoso e principalmente que haja muito amor e cumplicidade. Podemos considerar que é um tipo de comunicação mais eficaz do que palavras. São elas:

A comunicação da presença

– Acompanhar a vida da criança. Sempre que possível, estar presente em atividades escolares, esportivas, etc.

Advertisement

A comunicação do afeto e carinho

– Demonstrar amor com atitudes é muito mais eficaz do que com objetos (presentes). Criar momentos especiais.

A comunicação da paciência

– Cada ser tem necessidades diferentes. Alguns serão mais calmos, outros mais agitados. Nunca fazer comparações entre as crianças, valorizar suas conquistas e respeitar seus limites.

A comunicação da cumplicidade

– Este tipo de comunicação só será possível se todas as anteriores estiverem estabelecidas entre avós e netos. Cumplicidade, neste caso, significa confiança, segurança e a certeza de que são amigos eternos.

Na fase neto bebê

Desde o nascimento do neto os avós devem estar presentes de forma significativa na vida do neto. Não significa assumir responsabilidades, mas compartilhar esta fase estando presente sempre que possível. Assim como acontece entre a mãe e o bebê, o relacionamento vai se estreitando com as demonstrações de afeto, cuidados e amor.

Esta história de que os avós são para estragar os netos está equivocada. Os avós tem a função de preservar a cultura familiar e validar os laços de família. A comunicação nesta fase é muito mais presencial e com demonstração de afeto e estímulos, sem querer impor valores que os pais não queiram que sejam incutidos em seu filho. Dar conselho e respeitar já é um grande auxílio aos pais quando chega um bebê na família.

Advertisement

Fase neto criança

A partir dos dois anos a criança já reconhece e sabe o papel de cada familiar, compreende os limites e a relação que foi criada durante este período de convivência com cada pessoa da família.

Mesmo que as crianças tenham que ficar com os avós durante o dia para os pais trabalharem, algo muito comum em algumas famílias, a comunicação nesta fase deve ser muito bem estabelecida para que a criança saiba que mesmo aos cuidados dos avós, os responsáveis por eles são os pais. Na casa dos avós eles devem ser tratados como netos e não como filhos e isso implica em promover meios para que os papéis fiquem bem estabelecidos.

Os avós tem a função de cuidar e educar, mas principalmente de respeitar as regras estabelecidas pelos pais da criança. Com isso a sugestão é que os avós, mesmo que em determinados períodos sejam os cuidadores, nunca deixem de serem os avós. Na casa dos avós o comportamento sempre será diferente do que quando estiver em na casa com os pais, pois o amadurecimento dos avós oportunizará isso a criança. Por exemplo, o que para os pais é uma grande estripulia da criança para os avós é só mais uma brincadeira. Os avós gostam de contar histórias, fazer atividades manuais, passear e cantar, tudo o que as crianças gostam. Resumindo, é dar atenção.

A principal comunicação deve ser entre os avós e os pais, para que saibam como irão cumprir cada qual com seu papel na criação da criança.

Fase neto adolescente

Às vezes a família acha que o relacionamento com o jovem está diferente e difícil. Na verdade, o jovem é que está em uma fase diferente. Isso é natural e não quer dizer que o relacionamento entre ele e a família tenha que passar por dificuldades. Se a comunicação for bem estabelecida em todas as fases, tanto avós como netos irão entender que esta fase deve ser vista de forma que a comunicação seja respeitosa e que valorize os momentos em que estejam juntos. Estamos falando de cumplicidade.

Advertisement

Para os netos, quando estiverem com os avós, talvez as histórias já não sejam tão interessantes, nem as músicas e os passeios. Mas surgirá uma forma de comunicação entre avós e netos que sempre acompanhou todas as outras, mas que nesta fase será a mais eficaz, a Comunicação do Amor.

Netos sãos novos elos que deixam a família unida para a eternidade em uma corrente sem fim.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu