Como quebrar o hábito de assistir TV demais

Você sabia que alguns atores famosos só permitem que seus filhos vejam duas horas de tv? POR SEMANA! Existe vida além da telinha, pode acreditar...

Michele Coronetti

Está na hora do determinado programa de TV. Só que quando o referido programa termina, a criança ou adolescente não consegue desligar, sair, fazer alguma outra coisa que não seja ficar sentado na frente da tv até… sabe lá até quando.

A TV é um meio de comunicação admirável e existe muito proveito e ensinamento advindo dela. Infelizmente a criança ou adolescente fica exposto aos apelos mercadológicos que acabam prejudicando o desenvolvimento saudável deles.

Muitas vezes não sabemos como lidar com isso e a preocupação se instala. Com saudosismo lembramos de como brincávamos em nossa própria infância, quantas utilidades encontrávamos para plantinhas, terra, brinquedos quebrados e uma infinidade de coisas.

Hoje temos tudo pronto, mas isso não lhe impede de conseguir atrair a atenção do seu filho com brincadeiras. Seu desenvolvimento físico, criatividade, intelectualidade crescerão junto com brincadeiras simples. Mas, um detalhe: precisa ser mais interessante do que a televisão.

Algumas ideias que podem chamar a atenção de pequenos e grandinhos:

Advertisement

* Piquenique

  • Que tal organizar um lanchinho, ou mesmo pedir a ajuda deles para organizar o evento? Chame seus amiguinhos, ajude-os a fazer e preencher convites, escolher o cardápio, o local… e se chover, vale estender a toalha por cima do edredon na sala mesmo. Com a TV desligada, óbvio…

* Fabricar brinquedos

  • Pegue alguns materiais recicláveis que iriam para o lixo e coloquem a criatividade para funcionar. Foguetes, dedoches, castelos, binóculos… Mãos à obra! Existem muitas ideias e coisas interessantes que podem ser feitas. Está sem ideias? Dá uma olhada na internet, está cheia delas…

* Descobrir os livros

  • Retire os livros das estantes ou caixas, pegue os infantis ou com bastantes figuras. Chame seu filho para ajudar a organizar. Ele vai sentar, folhear, admirar, ler, compartilhar coisas engraçadas ou descobertas. Aproveite e limpe a estante.

* Um convite à música

  • Use a mesma ideia com os cds. Criança adora uma novidade e ver tantos cds espalhados vai dar vontade de conhecer mais a respeito deles. Aproveite e lhe apresente para os vários estilos musicais, inclusive o clássico. De repente ele vai descobrir que não tem nada de chato, mas que é muito interessante!

* Brincadeiras antigas

  • o mestre mandou, vivo ou morto, amarelinha, passa anel, stop ou outras brincadeiras são uma boa opção pra mexer o esqueleto e de quebra já passam cultura e folclore para nossas crianças.

* Acampamento

  • Tem algo mais divertido que acampar no quarto ou sala? Tire os lençois do armário, monte a estrutura e é claro, deixe seu filho ser o engenheiro e participar da montagem. Depois de construída a tenda, coloque lá dentro travesseiros, almofadas, brinquedos, lanternas (o melhor de todos) e aproveite a brincadeira!

Hoje em dia muitas mães não estão mais em suas casas para ficar com seus filhos e conseguir desgrudá-los da TV. Se esse é seu caso, não se sinta com as mãos atadas. Elabore uma agenda de brincadeiras e ideias para sua babá ou para quem cuida do seu pequeno. Isso pode dar mais trabalho, mas com certeza trará mais retorno benéfico do que apenas deixar os filhos em frente à TV. E a diversão estará garantida!

Surgirão ainda muitas ideias na sua cabeça, coisas que só você e seus irmãos/primos/vizinhos brincavam, e assim a sua infância será relembrada e a de seu filho muito bem aproveitada!

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.