Segurança em primeiro lugar: 5 dicas de segurança quando o assunto é bicicleta

Tradução do artigo de LeAnn Mills: http://familyshare.com/safety-first-five-biking-safety-tips?Itemid=631#.

LeAnn Mills

Independentemente de quando ou onde você cresceu, a maioria de nós tem pelo menos uma coisa em comum em relação a nossa infância – andamos de bicicleta. Andar de bicicleta é uma passagem importante na vida de uma criança. É divertido e um ótimo exercício também.

À medida que os dias vão ficando mais quentes, muitas crianças vão querer tirar o pó da bicicleta e pegar a estrada. No entanto, há uma coisa que você deve levar em conta antes de libertá-los: a segurança. De acordo com kidshealth.org, cerca de meio milhão de crianças são feridas anualmente em acidentes de bicicleta só nos Estados Unidos. Independentemente se você vive dentro ou fora dos Estados Unidos, a maioria dos acidentes podem ser evitados desde que seus filhos sigam estas cinco dicas de segurança:

1. Sempre use o capacete

Essa é talvez a dica mais importante de todas. Eu tinha apenas oito anos de idade, quando meu irmão sofreu um acidente de bicicleta. Seu capacete salvou sua vida. Pedalar para a escola era algo que ele fazia quase todos os dias. O passeio era de curta distância 7 ou 8 quadras, mas mesmo assim, ele ainda usava o capacete. Sua bike passou por um trecho de cascalho fazendo-o perder o controle e ser jogado da bicicleta. Seu corpo se deteve e sua cabeça bateu numa pedra decorativa do quintal de alguém partindo o capacete que ficou em pedaços. Meu irmão ficou machucado e perdeu alguns dentes, mas o capacete o protegeu de qualquer trauma grave na cabeça.

Seu filho deve sempre usar um capacete ao andar de bicicleta, não importa quão curto o passeio será. Seu capacete deve caber confortavelmente uma vez que as tiras são ajustadas e apertadas. Deve ser no tamanho adequado, a fim de cobrir sua testa.

2. Certifique-se de que a bicicleta se encaixa ao tamanho da criança

Coloque o seu filho na bike. Deve haver uma distancia de 3 a 10 centímetros entre ele e a barra superior da bicicleta. Ajuste o assento e o guidão. Quando a criança estiver sentada em sua bike, a perna deve ser estendida com o joelho dobrado ligeiramente. O guidão deve ser colocado na mesma altura que o assento da bicicleta.

Advertisement

3. Verifique o equipamento

Antes de deixar o seu filho sair pedalando, faça uma rápida verificação para certificar-se de que os pneus estão inflados corretamente. Pneus de bicicleta vão perdendo o ar ao longo dos dias e devem ser verificados e reabastecidos todas as semanas. Consulte a parede lateral dos pneus para identificar o PSI máximo de classificação para o pneu específico. Também é importante se certificar que os freios estão funcionando corretamente. Verifique-os, enquanto empurra a bicicleta em pé, ao lado. Aperte os freios para certificar-se de que a bicicleta para quando são premidos. A corrente de uma bicicleta também é uma importante peça de equipamento para manutenção. Deve ser lubrificada ocasionalmente. Certifique-se de comprar lubrificante destinado especificamente para correntes de bicicletas, e com com a roda não apoiada ao chão, pedale a bicicleta para trás. Quando você estiver pedalando a bicicleta para trás, pingará um pouco de lubrificante em cada elo da corrente que trafega as engrenagens traseiras. Quando você tiver terminado toda a corrente, use um pano para limpar o excesso de óleo.

4. Somente durante o dia

Como regra geral, você só deve permitir que o seu filho use a bicicleta à luz do dia. Pedalar durante a madrugada ou à noite aumenta significativamente as chances de não ser visto por um veículo que passa ou não ser capaz de ver um possível perigo na estrada.

5. Siga as regras de trânsito

A bicicleta é como qualquer outro veículo na estrada. Portanto, os pilotos devem cumprir as mesmas leis. Ensine seu filho os conceitos básicos de segurança no trânsito, a andar com o fluxo de tráfego obedecendo a toda sinalização e utilizando sinais de mão. Se possível, encontre lugares para o seu filho pedalar onde ele não tenha de partilhar a estrada com veículos automotores.

Para mais informações, panfletos, vídeos ou kits de atividade visite http://www.vitoria.es.gov.br/setran.php?pagina=ciclista

_Traduzido e adaptado por Jaguaraci N. Santos do original Safety first: 5 biking safety tips, de LeAnn Mills

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

LeAnn Mills

Nativa do estado de Washington, LeAnn Udy Mills mora atualmente em Harrisville, Utah. É mãe de dois filhos e é graduada pela Utah State University em Educação elementar.