5 dicas essenciais para criar o hábito de fazer exercícios

O exercicio fisico ajudará a manter seu corpo e sua mente mais saudáveis,

Jacira Silva dos Santos Araujo

Quando falamos sobre exercícios físicos reconhecemos que fazem bem ao corpo. Porém, o mais difícil é começar. Existem muitos motivos para isso, alguns deles são: a preguiça, falta de companhia ou até mesmo não ter condições financeiras de fazer uma academia. Independente dos motivos, precisamos nos preocupar com nosso corpo.

A prática de exercícios físicos é tão importante que as escolas, sejam públicas ou privadas, mantêm obrigatoriamente no currículo escolar as aulas de educação física. Isso serve para incutir na mente dos jovens sobre a necessidade que o corpo tem de se exercitar.

Exercitar o corpo e nutrir a mente são o alimento perfeito para a alma

Paulo Freire, um dos estudiosos sobre educação, defende a idéia de que o homem é um ser inacabado, ou seja, que está em constante transformação e sempre conseguirá ter a capacidade de adquirir novos conhecimentos. Portanto, independente da idade, somos capazes de começar alguma atividade nova em nossa vida até mesmo a prática de atividades físicas.

Como criar um bom hábito de fazer exercícios?

1. Conheça o seu corpo

É importantíssimo que você possa saber como anda sua saúde. Desta forma, saberá a medida certa e a quantidade de exercícios que poderá praticar. Ao procurar um médico, ele solicitará alguns exames para atestar sua saúde, assim você terá segurança para começar.

Advertisement

2. Caminhada é um bom começo

Mesmo que não tenha recursos para pagar uma academia, junte-se com seus amigos para fazer uma caminhada. Caso não ache companhia, não desista, inicie sozinha. Aos poucos conhecerá muitas pessoas em sua caminhada que terão o mesmo propósito que você, de exercitar o corpo.

3. Procure um profissional da área

Talvez em nosso círculo de amizades alguém conheça profissionais da área que possam dar algumas orientações sobre exercícios que podem ser feitos em casa e de como fazê-los.

4. Academia

Se estiver dentro de suas condições, procure uma academia. Existem algumas academias populares, normalmente no site da prefeitura tem essas informações. Na academia, além de ter equipamentos próprios que podem ajudá-la em suas necessidades, você terá também um profissional habilitado para fazer o acompanhamento.

5. Faça disso uma meta em sua vida

Ao planejar todas as suas atividades inclua o exercício físico em sua agenda. Faça metas colocando quantas vezes na semana será feito e os horários. Ao fazer isso você se tornará mais disciplinada para cumprir sua meta, assim como as tarefas no trabalho, nos estudos ou até mesmo em seu lar.

Todo sacrifício vale à pena

Por mais sacrifícado que possa ser no começo, as recompensas virão. Imagine os elogios que receberá. Isso aumentará sua autoestima e com certeza se sentirá cada vez mais estimulada. Nos sacrificamos por muitas coisas, principalmente para manter o sustento do lar, mas se não cuidarmos da saúde de nada adianta.

Advertisement

“Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido.” (Dalai Lama)

Toma un momento para compartir ...

Jacira Silva dos Santos Araujo

Jacira Silva dos Santos Araujo é casada, formada em letras pela Faculdades de Guarulhos. Seus passatempos favoritos são: ir ao teatro, ler bons livros, assistir bons filmes e principalmente estar ao lado de seu marido e parentes.