Como amar sem ser pegajoso

É importante refletir sobre como se manifesta o amor pegajoso e o que fazer para evita-lo antes que contamine negativamente a relação.

Suely Buriasco

Amor tem tudo a ver com poesia e o poeta José Coelho abordou o tema Amor Pegajoso: “O amor dito pegajoso, mais é neura, do que amor. É obstinação, sufoca, não deixa respirar… O amor não se exprime com exageros, mas com sutil delicadeza“. O amor pegajoso asfixia as pessoas e desgasta a relação.

Amor imaturo

É um traço de imaturidade manter a relação na fase de deslumbramento, não se propondo a desvendar o amor real que o convívio continuado desvenda. Descobrir e superar divergências faz parte do amor profundo, mas se esse sentimento se mantém na superficialidade a superação não acontece e as desilusões se transformam em conflitos e, frequentemente, em rupturas. O amor pegajoso é imaturo, pois se mantém na dependência emocional caracterizada pela insegurança.

Atenção exclusiva

Companheirismo é a base para relacionamentos sadios, porém não tem nada a ver com apego excessivo, ou com o que costumam chamar de “grude”. Por mais que as pessoas se amem e gostem de estar juntas, possuem necessidades próprias e precisam ter liberdade para desenvolver as atividades que lhes compete. Exigências de atenção constante contaminam a relação e provocam o afastamento da pessoa que se sente sufocada.

Críticas masculinas

As reclamações nesse sentido parecem pender mais para o lado masculino. Eles se dizem asfixiados quando a mulher tenta controlar os seus passos. Conforme escrevi na matéria Mulher amorosa sim, pegajosa jamais!: “Todo homem gosta de receber elogios, sentir-se amado e desejado; claro é próprio do ser humano querer carinho e atenção. Mas tudo o que é exagerado cansa e se torna enfadonho… Homens têm horror a mulheres que grudam…”.

Críticas femininas

Mas se alguém pensou que as mulheres gostam de homens grudentos, errou. Segundo a matéria Como lidar com um carinha pegajoso demaisO menino carente é a versão piorada do chiclete… Dessa forma, acaba ficando chato, pois, além de grudento, ciumento e manhoso, começa a ficar paranoico“. Mulheres também se sentem incomodadas diante da impossibilidade de viver a própria individualidade. O fato é que ninguém pode se sentir satisfeito e ao mesmo tempo reprimido. É importante que o casal respeite a individualidade de cada um e saiba manifestar amor sem os exageros característicos da insegurança e do apego.

Advertisement

Desapego

O amor liberta, o que prende e sufoca é o apego. Assim um caminho certo para evitar que seu amor se torne pegajoso e incomode a pessoa amada é exercitar o desapego. Algumas atitudes podem ser fundamentais nessa conquista:

Evite fazer contato o tempo todo

Ligar, mandar mensagens e impor a própria presença continuamente provoca cansaço. Dê espaço para que a pessoa amada sinta a sua falta e procure você.

Não exagere nas atenções

Ser atencioso é ótimo, mas há que se ter bom senso, afinal tudo o que é demais enjoa. Seja amável sempre, mas encontre um equilíbrio.

Cuide da sua autoestima

Busque refletir na razão de tanta insegurança e inicie o trabalho de autoconfiança com determinação. Descubra a satisfação íntima e cuide mais de você mesmo.

Para desenvolver um amor maduro e duradouro dedique-se a confiar mais em si mesmo e no outro.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.