5 dicas para economizar dinheiro sem sofrer

Especialistas garantem que com planejamento e atitudes simples é possível economizar sem grandes traumas. Tudo tem a ver com os seus objetivos. Traçar metas claras para usar o dinheiro guardado pode ajudar muito.

2,428 views   |   3 shares
  • Tudo tem a ver com os seus objetivos. Traçar metas claras para usar o dinheiro guardado pode ajudar muito. Por exemplo: você quer economizar R$100,00 ao mês durante um ano para pagar à vista um curso de especialização. Ou então colocar na poupança o dinheiro de uma viagem ou da entrada do futuro apartamento.

  • Economizar não significa sofrer

  • Tente ver pelo lado de que estámais perto de um objetivo. É uma troca, uma fase de menos despesas agora para garantir aquele sonho lá na frente. Se você pensar assim, verá vantagens em poupar dinheiro e poderá nem sentir tanto peso.

  • Para começar o planejamento, é preciso listar quanto se ganha e quanto se gasta anualmente, considerando as contas fixas, como luz, água, telefone, mensalidade escolar, entre outras, e os gastos com datas comemorativas, a exemplo do aniversário, Dia das Mães e Natal.

  • Após identificar todas as despesas, o próximo passo é pensar em como reduzi-las ou até eliminá-las. Apesar de essencial, geralmente esta etapa não é fácil. Mas especialistas garantem que com planejamento e atitudes simples é possível economizar sem grandes traumas.

  • Veja cinco maneiras de enxugar o orçamento sem sofrer:

  • 1. Reavalie os contratos que assinou

  • Faça uma autoavaliação: Você realmente lê todos os jornais e revistas que chegam à sua casa? E quanto à TV, você passa a maior parte do tempo assistindo aos canais abertos ou fechados? Ao menos por enquanto, o ideal talvez seja reduzir esses gastos que eventualmente não sejam usuais. Então, escolha uma publicação de sua preferência para manter a assinatura e cancele as demais e, caso você realmente não tenha o hábito de assistir aos canais por assinatura, corte também esta despesa e dê uma boa folga ao seu orçamento. O mesmo raciocínio vale, entre outros exemplos, para a mensalidade do clube e/ou da academia e para o pacote de tratamentos na clínica de estética, que você paga todos os meses, mas não tem tempo de usar.

  • 2. Aproveite descontos em serviços

  • Quem organiza a agenda pode usufruir de benefícios como pagar metade do ingresso do cinema em uma quarta-feira; ir ao salão na terça-feira, cortar o cabelo e ganhar uma escova; ou, ainda, almoçar mais tarde que a maioria das pessoas e aproveitar preços melhores. Cinemas, salões de beleza e restaurantes são apenas alguns dos estabelecimentos que oferecem descontos para os horários e dias com menor demanda. E, além de pagar menos pelo serviço e até ganhar um bônus, você economiza tempo e paciência ao fugir das filas e do tempo de espera bastante comuns em ‘hora de pico’.

  • Advertisement
  • 3. Planeje viagens e férias com antecedência

  • Já tem uma ideia de qual mês irá tirar as férias do trabalho ou vai esperar as crianças terem folga na escola para fazer as malas? De um modo ou de outro, o ideal é se planejar com antecedência. Quem se programa consegue encontrar passagens aéreas e hotéis mais baratos e consegue fugir dos períodos de maior demanda, como feriados. E mesmo em épocas de alta temporada – como réveillon, natal e férias de janeiro e julho – quem compra os pacotes de viagem antes consegue economizar até 50%, garante profissionais de turismo.

  • 4. Evite comer fora de casa

  • De acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial do Brasil, comer fora de casa ficou 10,49% mais caro. Assim, considere começar a fazer a comida em casa e levá-la para o escritório, em vez de ir ao restaurante todos os dias. Lembre-se também que nem sempre os gastos ficam somente na refeição; a bebida ou a sobremesa encarecem ainda mais o almoço.

  • 5. Controle a conta do celular

  • O primeiro passo para diminuir a conta do celular é pesquisar operadoras que ofereçam mais vantagens, comparar os planos disponíveis e escolher o mais adequado ao seu perfil de usuário. Não adianta pagar por diversos serviços, como teleconferência e chamada de espera, se você não utiliza nenhum deles. A dica vale tanto para telefone fixo quanto para móvel.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Márcio R. Patelli é pai, marido e SUD. Formado em eletrônica pelo Centro Paula Souza, atua como professor de eletrônica e é responsável por sites de bem estar e fortalecimento familiar.

Website: http://www.noticiassudbrasil.blogspot.com

5 dicas para economizar dinheiro sem sofrer

Especialistas garantem que com planejamento e atitudes simples é possível economizar sem grandes traumas. Tudo tem a ver com os seus objetivos. Traçar metas claras para usar o dinheiro guardado pode ajudar muito.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr