3 dicas essenciais para enfrentar as dificuldades do casamento

Refletir sobre algumas dicas para enfrentar as dificuldades no casamento é uma medida sempre válida e saudável. Afinal, é preciso ampliar conhecimentos e ações em favor da felicidade conjugal.

20,477 views   |   110 shares
  • Passar por dificuldades é natural numa relação tão íntima como a que se estabelece no casamento. Aprender a lidar com elas fortalecendo os elos de união é que faz a diferença nos casamentos felizes.

  • No livro Amar pode dar certo, de Roberto Shinyashiki e Eliana Bittencourt Dumêt, encontra-se uma importante distinção: "para que tenham chance de ser felizes para sempre, o que não quer dizer felizes o tempo todo". A verdade é que ser feliz para sempre é possível, mas não acontece como um passe de mágica. Há que se construir uma relação capaz de superar as dificuldades mantendo o amor.

  • Do mesmo livro tirei a seguinte dica para um casamento feliz. Quando as dificuldades chegam é preciso fazer três perguntas:

    • "Será que não estou pensando demais em mim mesmo?"

    • "A comunicação entre meu parceiro e eu está boa?"

    • "Será que não estou me esquecendo de Deus em minha vida?"

  • Com certeza vale à pena refletirmos um pouco sobre isso:

  • 1. Libertar-se do egoísmo

  • Pensar muito em si mesmo é um dos grandes entraves da vida em comum. Afinal, o egoísmo é uma chaga que mina qualquer relacionamento. O egoísta não cede em suas vontades e sequer considera os desejos alheios e sua tendência egocêntrica o direciona a viver sozinho. É verdade que manter a própria individualidade e buscar realização pessoal é importante, desde que não fira a realização e satisfação do casal. Viver junto presume doação mas não sacrifício, significa renunciar a algo para obter um bem muito maior.

  • 2. Investir em comunicação

  • Para que o casal se sinta satisfeito na vida compartilhada é preciso compartilhar efetivamente a vida. Isso só será possível através do entendimento que a boa comunicação proporciona. Enquanto um não disser para o outro como se sente, o que lhe faz bem e o que lhe causa perturbação não haverá entendimento. Também é agindo assim que os equívocos, que trazem tantos conflitos na vida do casal, podem ser esclarecidos e perdoados. A comunicação é um investimento muito importante na relação. O casal que exercita o diálogo franco tem grandes chances de manter a satisfação em viver juntos acima de qualquer dificuldade.

  • 3. Convidar Deus para a vida

  • Independente de religião e crenças, a presença de Deus é muito importante na vida de qualquer pessoa. A fé em um ser superior alavanca a fé em si mesmo e proporciona grande sentimento de segurança. Enfrentar dificuldades sozinho pode ser muito penoso, mas quando se sente que Deus está presente na intimidade do próprio ser, a pessoa se torna muito mais capaz e as possibilidades de resolução se avolumam. Sendo esse encontro em conjunto, isso é realizado pelo casal, então o lar será edificado na paz e alegria.

  • Advertisement
  • É importante que os cônjuges tenham em mente que o casamento não é um fim, e sim um meio de encontrar a felicidade. Isso lhes dará a maturidade necessária para entender que não serão felizes pelo casamento, mas sim pelo que fizerem em prol da felicidade na união.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

3 dicas essenciais para enfrentar as dificuldades do casamento

Refletir sobre algumas dicas para enfrentar as dificuldades no casamento é uma medida sempre válida e saudável. Afinal, é preciso ampliar conhecimentos e ações em favor da felicidade conjugal.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr