Ajudando seu filho a escolher um instrumento musical

Saber tocar um instrumento musical traz muitos benefícios na vida. Veja aqui 5 passos para ajudar seu filho a escolher o melhor instrumento de acordo com suas habilidades.

2,050 views   |   1 shares
  • Enquanto crescíamos, este foi um dos nossos mandamentos em casa: "Tu aprenderás a tocar piano." Comecei a tocar piano aos cinco anos de idade, mas a minha educação musical não parou por aí. Um tempo antes de eu completar dez anos, também tive que escolher um instrumento para tocar na escola. Fiquei animada com a oportunidade de escolher um hobby. Com o apoio da minha mãe, escolhi o violino, e essa decisão mudou a minha vida inteira. Fiz licenciatura curta em música na faculdade, toquei sete anos em uma sinfonia, e continuo a ensinar violino e piano até hoje.

  • Mesmo que a maioria das crianças não escolha seguir carreira na música, tocar um instrumento pode ajudá-las a desenvolver autoconfiança e disciplina. A música é uma ótima maneira de introduzir as crianças nas artes e dar-lhes uma habilidade da qual possam se orgulhar. No entanto, pode ser um pouco ditatorial determinar exatamente qual instrumento seu filho deve tocar. Aqui estão algumas dicas para tornar a escolha um pouco mais fácil para todos:

  • 1. Determine imediatamente os instrumentos que estão fora de questão

  • Se você não pode suportar a bateria ou o seu cônjuge pensa que o trompete é muito barulhento, não ofereça esses instrumentos como opções para o seu filho. Além disso, se um determinado instrumento está fora de sua faixa de preço, certifique-se de que ele esteja na lista de instrumentos fora de questão.

  • 2. Familiarize-os com diferentes instrumentos

  • Vá assistir a uma performance ao vivo, mesmo que seja apenas um grupo do ensino médio. Você pode também ouvir Pedro e o Lobo de Prokofiev e escutar os sons de diferentes instrumentos. Não há nada melhor para estimular o seu futuro músico a ficar mais animado do que ver e ouvir a música sendo executada ao vivo.

  • 3. Planeje um passeio à loja de música

  • Deixe seu músico em embrião segurar e experimentar todos os instrumentos. Veja por quais instrumentos ele se sente mais atraído, se você ainda não tiver esse instrumento desejado pelo seu filho, tenha uma ideia realista dos preços mais em conta para comprar ou alugar.

  • 4. Pense sobre os pontos fortes e fracos do seu filho

  • Se você tem uma criança muito pequena, ela pode não ser tão bem-sucedida com um instrumento grande, como o contrabaixo ou a tuba. Além disso, os instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) e piano exigem bastante controle da musculatura fina. Da mesma forma, instrumentos de sopro (flauta, clarinete, saxofone, oboé e fagote) e metais (trompete, trombone e tuba) requerem respiração forte, e que pode ser mais difícil para uma criança com uma doença respiratória. Fale com o pediatra para um aconselhamento específico. Verifique se o seu filho tem as habilidades necessárias para ser bem-sucedido, ou ele pode ficar frustrado e desistir.

  • Advertisement
  • 5. Siga a vocação de seu filho

  • Só porque você sempre sonhou em tocar a flauta não significa que seu filho vá sonhar o mesmo. Como pais, é fácil ser pego no que queremos para os nossos filhos, mas eles vão trabalhar mais e aprender mais rápido se eles tiveram alguma autonomia para escolher. Aprender um instrumento exige muito esforço e trabalho, e seu filho vai dar o melhor dele se ele gostar do instrumento que está tocando.

  • Escolher um instrumento deve ser divertido! Converse com seus filhos sobre o trabalho necessário para aprender a tocar um instrumento e sobre a paciência que é requerida. Eles precisam ter uma ideia realista do que está por vir, mas você também deve ajudá-los a se sentirem entusiasmados em aprender algo novo. O entusiasmo está em primeiro lugar para o sucesso ao escolher e começar a tocar um novo instrumento. Mantenha-os sempre animados com o processo, dê-lhes a chance de escolha, e você ficará surpreso com a rapidez que os talentos se desenvolverão.

  • Traduzido e adaptado por Jaguaraci N. Santos do original How to help your child pick an instrument.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Heather Hale é a quarta geração de sua família em Montana e mãe de três meninos doidos. Ela escreve com seu marido, Darreck Hale, sobre paternidade e casamento no thesecretlifeofparents.com.

Website: http://www.thesecretlifeofparents.com/

Ajudando seu filho a escolher um instrumento musical

Saber tocar um instrumento musical traz muitos benefícios na vida. Veja aqui 5 passos para ajudar seu filho a escolher o melhor instrumento de acordo com suas habilidades.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr