Vivendo a ética no lar: Ensinando cidadania aos filhos

Reflexões sobre a essencialidade da transmissão de princípios éticos aos filhos pelo exemplo de vida, a fim de que, sabendo discernir entre o bem e o mal, tornem-se bons cidadãos.

Suely Buriasco

“A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”

Essa citação do filósofo Sêneca, embora da época do Império Romano, é muito atual e representa um grande alerta para os pais no processo educacional de seus filhos. Educar é, acima de tudo, desenvolver cidadãos com forte consciência ética, capazes de discernir entre o bem ou o mal sem se deixar levar por interesses mesquinhos e escusos.

O fim da corrupção está na educação

Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda“, escreveu o educador Paulo Freire. A educação, sem qualquer sombra de dúvida, é primordial para reduzir muitos dos problemas atuais, entre eles a corrupção. E não adianta se iludir, educação se faz em casa e se expande para o colégio e o contrário não é verdadeiro. Crianças bem orientadas no lar são bons alunos na escola e absorvem naturalmente os ensinamentos de forma geral. Segundo destaca a psicopedagoga Valéria Tiusso Segre na matéria “Educar tarefa da família ou da escola?”, revista Na Mochila: “A missão de transmitir valores é dos pais, primeiramente. A família é a base da educação e a escola deve dar continuidade nesse processo. Escola, família e sociedade estão interligadas na tarefa de educar”.

Ética e cidadania

Grande ferramenta para combater a corrupção é despertar nas novas gerações uma cidadania positiva e ativa, além de ética social. Ninguém nasce com essas atribuições, elas são aprendidas na vida e correspondem à formação de uma natureza moral que se sobrepõe a sua natureza instintiva. Dessa forma, transmitir uma conduta ética aos filhos é orientá-los por princípios e convicções que os conduzam à cidadania plena. Conhecendo seus direitos e deveres em relação à sociedade a criança, desde cedo, compreenderá os malefícios da corrupção e por esse conhecimento se formará um cidadão digno.

O exemplo

Nada é mais efetivo no processo educacional do que o exemplo, assim, para educar um filho é essencial educar-se primeiramente. O que vai ser transmitido não é o discurso verbal, mas sim o que se é e como se age. Seu filho não prestará atenção em suas palavras se elas não forem alicerçadas por ações coerentes. A criança é um perfeito sensor para captar o que se passa na mente dos pais. Assim, reclamar da corrupção e se apoiar em desculpas para burlar leis, dando sempre um jeito de se dar bem, é pregar aquilo que diz condenar. Até porque “É hipócrita quem critica a corrupção genérica e em grande escala e pratica a corrupção cotidiana“, citação de Sérgio Fajardo. A criança capta o comportamento e as reações dos pais, e é isso que ela levará para o mundo.

Advertisement

Roberto Shinyashiki em seu livro “Pais e filhos – companheiros de viagem” escreve: “É muito importante que mãe e pai mostrem seus princípios ao filho. Os pais que constantemente, e na prática, valorizam a honestidade, a lealdade, o respeito ao próximo, o sucesso através do trabalho dão aos filhos a certeza de que vale a pena cultivar essas qualidades“.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.