Você não pode salvar pessoas, você somente pode amá-las

Tentar mudar as pessoas, mesmo no intuito de ajudá-las, corresponde a grande desperdício de energia que poderia ser muito bem empregada na dedicação, no exemplo e no amor.

Suely Buriasco

Essa citação da escritora Anais Nin nos leva a refletir sobre o quanto, muitas vezes, desperdiçamos nossas energias na tentativa de mudar as pessoas e como seriam mais bem empregadas se as usássemos para amá-las.

Intolerância

Algumas pessoas se sentem tão superiores em seus conceitos que acreditam ser conhecedoras da salvação. Se, de alguma forma, esse credo se torna inflexível, agem de forma intolerante, demonstrando grande grau de ignorância, primeiro porque ninguém tem a capacidade de saber de tudo e segundo porque não respeitam os conceitos alheios.

Boa intenção

Mesmo nas situações que o bom senso nos leva a ver que o outro não está agindo da melhor forma, não se pode desejar moldá-lo. Cada pessoa é única e deve ser livre para se manifestar. Mesmo com as melhores intenções a tentativa de mudar o outro é sempre desrespeito e acaba prejudicando os relacionamentos. Na tentativa de mudar o comportamento dos outros, além de nos desgastar inutilmente, ainda os afastamos de nosso convívio.

Quem muda quem

A verdade é que ninguém muda ninguém, pois mudanças reais só acontecem de dentro para fora, ou seja, a pessoa só muda por ela mesma. Mudanças são sempre necessárias, afinal somos seres em evolução. Todavia, cada pessoa tem seu próprio patamar de consciência e direito de agir da forma que deseja. É por isso que a mudança quase sempre se opera diante de um acontecimento marcante, quase sempre doloroso, que faça a pessoa refletir sobre a necessidade de mudar.

O poder de mudar

Só temos o poder de mudar a nós mesmos e assim é com todas as pessoas. Usando desse poder nos tornamos pessoas melhores, mais gentis e fazemos a diferença que desejamos em nosso meio. Claro que pelo exemplo podemos inspirar mudanças nos que convivem conosco e esse é mesmo um dever, mas é importante que aceitemos as formas diferentes de ser e pensar. Numa citação do filósofo espanhol Jaime Balmes: “O poder sem moral transforma-se em tirania”.

Advertisement

A admiração

Se prestarmos mais atenção em observar com maior compreensão as pessoas que nos rodeiam, veremos que todas são merecedoras de admiração em muitas coisas que fazem. É muito importante que mudemos a ótica de percepção e passemos a valorizar o que os outros têm de bom, mais ainda é fundamental que tenhamos o hábito de expressar nossa admiração. Dessa maneira conquistamos as pessoas e podemos exercer influência possível de ser aceita.

O amor

É natural querermos o melhor para as pessoas que amamos. Assim, se você quer operar mudanças, mude você e inspire pelo exemplo. Demonstre amor, independente de qualquer coisa. O amor tem grande poder de transformação. É como citou Mahatma Gandhi: “Seja você a mudança que quer ver no mundo“. Aja em conformidade com o que acredita ser certo e permita que as pessoas que você ama façam o mesmo. Dessa forma você será o agente transformador da sua vida e das suas relações e é bem provável que você se surpreenda muito com os resultados.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.