Como educar seus filhos sobre o abuso de medicamentos

Criança gosta de observar tudo, tocar em tudo e por que não experimentar tudo o que puder? Os pais precisam estar alertas. Veja algumas dicas de como educá-los quando o assunto é medicamentos.

600 views   |   shares
  • Criança gosta de observar tudo, tocar em tudo e por que não experimentar tudo o que puder? Os pais precisam estar alerta para que estes pequenos não levem à boca algumas substâncias que poderão fazer muito mal ao organismo e até mesmo levar à morte.

  • Os remédios muitas vezes parecem bonitinhos aos olhos de uma criança, eles são pequenos, coloridos e podem chamar atenção tal qual uma bala muito saborosa. Por isso é importante ensiná-los desde pequenos sobre o perigo de tomar remédios sem o auxílio de um adulto.

  • Você pode e deve tomar algumas medidas preventivas para que seus filhos fiquem longe deste perigo que mora dentro de sua própria casa.

  • 1) Primeira atitude preventiva a ser tomada é a de manter os medicamentos “ fora do alcance de crianças”, como está escrito na própria embalagem. Mantenha-os em um local alto, para que elas não possam alcançar facilmente, e também longe das guloseimas, para que não possam ser confundidos pelos pequenos.

  • 2) Mesmo que seus filhos estejam em uso de algum medicamento não os deixe em locais de fácil acesso para facilitar sua lembrança sobre a hora de medicá-los, é preferível que você guarde-os no local apropriado e coloque um alarme para se lembrar da hora correta para oferecer o medicamento.

  • 3) Converse com as crianças a respeito da ação dos medicamentos de forma clara e apropriada para a idade delas. Você pode fazer isso como uma aulinha ilustrada, por exemplo, em um momento em que toda a família esteja reunida como em uma reunião familiar. Ensine a elas que os remédios funcionam no organismo para ajudar quando estamos doentes ou com alguma dor momentânea, e é apenas nestes momentos que eles deverão ser tomados, mas sempre com a ajuda de um adulto.

  • 4) Diga que mesmo que alguns remédios tenham um gosto saboroso de frutas eles nunca devem ser tomados sem que você ou algum familiar ofereça. Seus filhos devem saber que se tomarem inapropriadamente um medicamento podem ter que ir a um hospital, pois poderão se sentir muito mal.

  • Não espere para ensiná-los quando estiverem maiores, é importante e até mesmo fundamental que eles aprendam desde cedo o perigo de utilizar medicação. Quando ainda muito pequenos procure ensinar-lhes com frases curtas e claras e assim que forem obtendo uma maior compreensão sobre as coisas fale mais claramente.

  • O importante é que você esteja sempre lembrando para eles sobre esses cuidados para que nunca se esqueçam. Remédios foram feitos para ajudar na cura, mas podem provocar doenças graves se forem tomados inapropriadamente, lembre-se disso.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

Como educar seus filhos sobre o abuso de medicamentos

Criança gosta de observar tudo, tocar em tudo e por que não experimentar tudo o que puder? Os pais precisam estar alertas. Veja algumas dicas de como educá-los quando o assunto é medicamentos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr