Paz e harmonia: Eis a verdadeira riqueza de uma família

A harmonia familiar merece sempre grande atenção, pois é a base que dá segurança e provoca bem-estar na vida.

10,929 views   |   65 shares
  • Sem dúvida Benjamin Franklin estava divinamente inspirado ao fazer a citação que intitula este artigo, afinal nada pode ser mais valioso do que a harmonia familiar. O ambiente familiar faz toda diferença na vida das pessoas, sendo determinante na maneira como elas enfrentam a vida. Entretanto, a harmonia nem sempre acontece naturalmente, pois conflitos surgem e muitas vezes as pessoas não sabem lidar bem com eles.

  • Respeito

  • “A família consiste na convivência íntima com pessoas de idades, hábitos e personalidades diferentes”, diz a terapeuta familiar Suzy Camacho na matéria "Família: Convivência Harmônica e Feliz" do site Vital. Assim, conquistar a harmonia nos relacionamentos mais íntimos exige desprendimento, renúncia e muita boa vontade. É preciso considerar as ideias e personalidades distintas de todos os membros, pois o respeito às diferenças individuais de cada um é fundamental. Também na educação dos filhos é preciso tomar grande cuidado para que a orientação e disciplina não ultrapassem o limite ao respeito à personalidade deles.

  • Negociação

  • No trabalho de busca da harmonia familiar muitas vezes é preciso ceder visando o bem de todos. Para evitar que as pessoas sintam que sua vontade é sempre relegada é importante que acordos sejam feitos pelos quais todos se sintam atendidos. É importante que fique claro que renunciar em alguns pontos representa atingir interesses maiores. O benefício de fazer negociação é que o acordo reforça o entendimento da realidade que todos estão de acordo em relação à questão.

  • Diálogo

  • Discussões acaloradas, gritos ou xingamentos só ampliam as dificuldades e fomentam maiores brigas que podem ser definitivas no afastamento dos familiares. Também os discursos longos e cansativos aplicados especialmente aos filhos fazem com que estes escapem com evasivas. Imprescindível para qualquer trabalho de entendimento é o diálogo franco pelo qual as pessoas exponham suas razões e compreendam as razões alheias. A conversa gentil e educada é uma inteligente forma de expressar sentimentos e conduzir acordos em prol da união familiar.

  • Valorização

  • Relacionamentos bem-sucedidos são baseados na admiração mútua, na valorização pessoal de cada um. Mas não se trata de elogiar para agradar o outro simplesmente; é imprescindível que seja um encantamento sincero. Não se pode mentir. Quando alguém faz algo que o desagrade é importante que fale e até mesmo, quando necessário, corrija. Mas diante do que cause admiração não poupe elogios. Manifestar admiração tem efeito transformador; há grande poder no elogio sincero. Quando uma pessoa elogia a outra algo acontece entre elas e o relacionamento se intensifica.

  • Advertisement
  • Pacificação

  • Diante da discordância entre familiares é importante ser o elemento pacificador, procurando não estender a rivalidade. Na matéria citada do site acima a terapeuta Susy Camacho avisa: “É essencial que apenas as pessoas envolvidas no problema participem da discussão”. Quando outros familiares se envolvem a situação tende a se agravar e tomar maior vulto no ambiente familiar. Manter os ânimos apaziguados é muito importante para que haja o entendimento e a desarmonia se desfaça. Alguém tem que zelar pela serenidade, então, que seja você.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Paz e harmonia: Eis a verdadeira riqueza de uma família

A harmonia familiar merece sempre grande atenção, pois é a base que dá segurança e provoca bem-estar na vida.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr