5 dicas para escrever melhor

Algumas pessoas nascem com o dom de escrever, outras precisam apenas de um pouco de treinamento para despertar o escritor que tem dentro delas. Veja dicas para ser um bom redator.

807 views   |   shares
  • As aulas de redação no colégio sempre foram uma tortura para mim. Sentia calafrios só em pensar em escrever sobre algum tema desconhecido. Eu ficava tão nervosa que normalmente não conseguia juntar as ideias e terminar o texto. Lembro-me da professora falar: "Todo texto precisa ter começo, meio e fim" e eu pensava "claro, para quem é mestre no assunto fica fácil!".Mas com o tempo aprendi que praticar a escrita iria ajudar a desenvolver esse meu lado quase que atrofiado. E, acho que deu certo, já que acabei me enveredando pelo mundo do jornalismo...

  • O poeta Pablo Neruda disse que escrever “é só começar com uma letra maiúscula e terminar com um ponto final. No meio, você coloca ideias”.Porém, acredito que algumas etapas precisam ser respeitadas para chegar nessa simples definição. Hoje as redes sociais têm mostrado que a Língua Portuguesa tem sido pouco respeitada e infelizmente erros grotescos, que antes ficavam apenas no caderno da escola, estão expostos para quem quiser ver e chorar... Denunciando o que já estamos fartos de saber: a educação brasileira está um caos. Além disso, a juventude também se mostra pouco preocupada em mudar esse ciclo.

  • Cinco pontos podem ajudar quem está interessado em escrever um bom texto: leitura, planejamento, concisão, conhecer a língua portuguesa e praticar.

  • 1. Leitura

  • Pode até parecer clichê, mas é a pura verdade. Sem uma boa bagagem de conhecimento sobre assuntos variados fica muito mais difícil começar um texto. A leitura é essencial. Leia tudo: revista, livro, jornal, artigos na internet e tudo mais que você achar interessante.

  • 2. Planejamento

  • Anote as ideias sobre o assunto que será escrito antes de começar. Separe os temas e veja se os argumentos que usará fazem sentido. Assim será mais fácil criar os parágrafos. Você terá apenas que ligar um assunto no outro e depois concluir o texto. Isso também ajuda o autor a não se desviar do tema proposto.

  • 3. Concisão

  • Um texto conciso é curto, breve. Ele passa muitas informações em poucas palavras. Frases muito longas cansam o leitor e pode dificultar o entendimento. Além disso, o texto que tem um ritmo empolga quem está lendo e faz o leitor querer passar para o próximo parágrafo. Quando for contar experiências pessoais faça um resumo, sintetize a história, mas sem excluir dados.

  • 4. Conhecer a língua portuguesa

  • Essa parte é fundamental. Erros fazem qualquer texto perder a credibilidade. A internet também facilitou muito a busca por regras como pontuação, acentuação, concordância verbal, além de possibilitar a verificação da forma correta de como escrever uma palavra. Existem blogs e sites que dão dicas valiosas e ainda os dicionários on-line que ajudam na hora de saber o significado das palavras. Para quem quiser ir mais a fundo também tem a opção de comprar o velho e bom livro de gramática.

  • Advertisement
  • 5. Praticar

  • Reserve um tempo para se dedicar à escrita. Alguns minutos todos os dias ou algumas horas no fim de semana podem ajudar no desenvolvimento do vocabulário e da criatividade. Escreva sobre os acontecimentos da semana, sobre a vida, enfim, sobre algum tema que você tenha um pouco de domínio. Se for muito difícil começar, pesquise sobre o assunto antes e não tenha medo de uma página em branco.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Caroline é uma jornalista catarinense que optou por ser mãe em tempo integral depois do nascimento dos filhos. Ama escrever e ainda acredita que pode mudar o mundo com isso.

5 dicas para escrever melhor

Algumas pessoas nascem com o dom de escrever, outras precisam apenas de um pouco de treinamento para despertar o escritor que tem dentro delas. Veja dicas para ser um bom redator.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr