Como ajudar seu filho com o projeto de ciências

Precisamos reconhecer cada oportunidade maravilhosa de participar da vida de nossos filhos, desde a mais simples e corriqueira até aquelas especiais e esporádicas. Lembre-se que as pequenas coisas farão maior diferença.

536 views   |   shares
  • A infância e adolescência são fases da vida que passam muito rápido, enquanto as estamos vivenciando parece que serão eternas, mas quando percebemos tudo já passou. As descobertas da infância e as crises da adolescência não passam de lembranças e sentimos que poderíamos ter aproveitado um pouco mais.

  • Com relação aos filhos o sentimento é o mesmo, o período de infância e adolescência deles também vai passar muito rápido e se nós, como pais, não aproveitarmos cada simples momento dessas fases poderemos nos arrepender no futuro.

  • Ser e estar presente na vida diária

  • Ao contrário, se estivermos presentes a cada descoberta, conquista ou até mesmo nas crises da vida de nossos filhos, quando o tempo passar, poderemos olhar para trás com sentimento de satisfação por ter aproveitado cada momento e desfrutado de cada fase. Porém, só teremos esse tipo de sentimento com relação ao passado de nossos filhos se realmente formos capazes de desfrutar cada momento. Até de momentos difíceis é possível desfrutar, nem que seja do aprendizado que esses momentos trazem.

  • Reconhecer as oportunidades de estar próximo

  • Precisamos reconhecer cada maravilhosa oportunidade de participar da vida de nossos filhos, desde a mais simples e corriqueira até aquelas especiais e esporádicas. Lembre-se que as pequenas coisas é que farão maior diferença.

  • Uma boa oportunidade é a participação nas tarefas escolares, além de serem fundamentais para o bom aprendizado das crianças são momentos muito ricos de aproximação e fortalecimento de laços afetivos entre pais e filhos. Depois que o tempo passar você verá o quanto terá valido a pena despender tempo ajudando seus filhos em projetos de ciências, por exemplo. E serão memórias muito agradáveis para eles também.

  • Sugestão, participação e incentivo

  • Eu me lembro de quando estava na quinta série do ensino fundamental e participei de uma feira de ciências na escola. Minha mãe sempre foi muito criativa e pedi ajuda para ela, lembro que eu e algumas colegas fizemos um palhaço que tinha um nariz de lâmpada vermelha e na barriga algumas perguntas de matemática. Quando a pessoa acertava as respostas o nariz do palhaço acendia (a ideia do nariz foi da minha mãe).

  • Essa lembrança é muito agradável não só porque meu grupo ganhou medalha de terceiro lugar na feira de ciências da escola, mas porque marcou-me profundamente a importância que minha mãe deu ao meu projeto e o tempo que dedicou em me ajudar.

  • Agora sou eu que estou no papel dela ao ajudar meu filho com os projetos da escola, são momentos divertidos e de união que serão gravados em nossos corações para sempre.

  • Advertisement
  • Mostre a seus filhos seu interesse em ajudá-los, sugira ideias e ajude na realização também. Com certeza eles irão apreciar muito sua ajuda e você terá a rica oportunidade de passar preciosos momentos ao lado de seus filhos, momentos que são como frações de segundos se comparados com a vida toda, mas que poderão ser eternizados nas lembranças do coração.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.

Como ajudar seu filho com o projeto de ciências

Precisamos reconhecer cada oportunidade maravilhosa de participar da vida de nossos filhos, desde a mais simples e corriqueira até aquelas especiais e esporádicas. Lembre-se que as pequenas coisas farão maior diferença.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr