7 dicas para perder o medo de falar em público

Algumas dicas podem ajudar a desbloquear a fala em público, eliminando a insegurança e o medo de se expor.

Suely Buriasco

O medo de falar em público bloqueia muitas pessoas não permitindo que elas desenvolvam suas ideias, dessa forma os seus rendimentos profissionais e relacionamentos pessoais ficam prejudicados. Na maioria das vezes essa fobia não está condicionada apenas ao se referir a multidões, mas igualmente em pequenos grupos; qualquer forma de interação pública causa grande desconforto. Se você é uma dessas pessoas observe essas dicas:

1- Domine a ansiedade

Certo grau de ansiedade é natural em situações de limite, mas não se deixe levar por ela. Questione pensamentos negativos do tipo: Se tantas pessoas conseguem por que eu não conseguiria? De que tenho medo? Identificar seus sentimentos pode ajudar você a se colocar diante da realidade sem medo.

2- Contenha os sintomas físicos

Uma maneira prática de lidar com o nervosismo é controlar a respiração; aspire demoradamente e expire rapidamente antes de falar. À medida que inspira pense em como começar e quando expira tente livrar-se da tensão, stress ou medo. Algumas técnicas de relaxamento podem facilitar muito.

3- Prepare a sua fala antes

Evite falar de improviso, isso pode aumentar a sua insegurança. Principalmente quando tiver que fazer alguma apresentação de trabalho, estude muito e tenha certeza de que você domina o assunto. O livro “Superdicas para falar bem” de Reinaldo Polito ensina: “Você conseguirá tudo o que deseja se a sua comunicação tiver credibilidade. Para que esse objetivo seja atingido, além de falar com naturalidade e envolvimento, você também precisará demonstrar conhecimento sobre o assunto que estiver tratando“.

4- Não seja tão autocrítico

Qualquer pessoa pode engasgar ou cometer alguma falha ao se expor publicamente. Se houver algum deslize sorria e retome o assunto. Aprender a rir de si mesmo é muito interessante e ainda demonstra bom humor, fator importante numa boa apresentação. A autocrítica é importante para que você se aprimore, mas cuidado com o excesso; jamais se autodeprecie.

Advertisement

5- Cuidado com a velocidade da sua fala

Pessoas que temem se expor tendem a falar muito rapidamente, procure manter o equilíbrio; nem rápido demais que dificulte a compreensão da sua mensagem, nem muito devagar a ponto de provocar sono nos ouvintes. O ideal é ser o mais natural possível, adaptando a sua forma de falar ao ambiente em que se expõe. No livro citado acima encontramos três dicas:

  • Fale com boa dicção

  • Faça pausa no final do raciocínio

  • Repita as informações importantes

6- Atenção na postura corporal

Construa um autodiálogo e mande mensagens tranquilizantes para o seu corpo do tipo “eu não estou em perigo”. Mantenha os ombros abertos e relaxados, não se curve; corpo ereto transmite autoconfiança. Você pode observar sua postura corporal no momento das pausas para respirar.

Advertisement

7- Não priorize a aprovação alheia

Claro que todo mundo gostaria de agradar os ouvintes, mas o mais importante é ter certeza de que você fez o melhor que pode; que se esforçou e sentiu seu próprio progresso. Isso fará com que você vença, pouco a pouco, essa sua insegurança.

Coloque em prática essas dicas e conquiste a autoconfiança necessária para que a sua voz se faça ouvir tanto para o público, como para você mesmo!

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.