Exercícios para aliviar dores na coluna

Problemas na coluna influem na qualidade de vida de uma pessoa e deve-se consultar um médico, mas há alguns cuidados a tomar.

3,075 views   |   9 shares
  • A coluna é como uma raiz de árvore, por isso antes de qualquer exercício é fundamental consultar um médico, de preferência um neurologista, pois cada parte de nossa coluna quando reflete uma dor, está alertando algo errado, e isso pode ser na medula nervosa, nas raízes nervosas.

  • Também, como muitos, pensava que realizando exercícios, que encontramos na Internet para alívio de dores na coluna, poderia ajudar-me, mas felizmente busquei um neurologista e aprendi que existem algumas doenças que quando o paciente as possui, ao contrário de exercício, é necessário fazer repouso, exemplo da Artrose na coluna vertebral.

  • Quem tem Artrose na coluna não pode fazer exercícios repetitivos, pois cada caso e situação são individuais. Um exercício mal realizado, dependendo da doença que está na coluna, pode prejudicar sua saúde.

  • Esforços repetitivos ou contraturas também podem gerar dores na coluna, por isso é melhor consultar um especialista.

  • Quem sente dores na coluna com movimentos simples ou mesmo sem exercício algum é importante que procure um médico ortopedista e faça uma avaliação completa.

  • Alguns cuidados são importantes, conforme sites especializados de ajuda como o Portal São Francisco, por exemplo. É importante saber:

    1. No caso da Artrose na coluna vertebral o repouso foi mais indicado, os banhos quentes e o calor na região lombar reduzem muito as dores, uso de medicação com prescrição médica.

    2. Fisioterapia, os exercícios são específicos para cada caso da coluna.

    3. Tratamento ortomolecular.

    4. Acupuntura.

    5. Outra conhecida é a Lombalgia que pode ser aliviada na hora de dormir com uma almofada entre as pernas.

    6. Também no caso das Lombalgias, pequenas caminhadas são indicadas com supervisão do seu médico.

    7. Exercícios específicos podem ser recomendados por um médico, após constatação por exames clínicos.

    8. Postura corporal ao estar sentado.

    9. Usar corretores posturais.

    10. Ao caminhar mantenha postura ereta, evite andar cabisbaixo.

    11. Para quem não tem doenças na coluna, caminhadas regulares com postura corporal.

    12. Os móveis em casa devem ser adaptados para postura correta.

    13. No trabalho é seu direito ter adaptações, os apoios para mãos, pés e cadeira confortável.

    14. Musculação, somente com orientação médica.

    15. Para quem fica sentado o dia todo, é importante fazer alongamentos, levantar para cada 30 minutos que esteja sentado.

    16. Exercícios laborais na empresa são realizados por fisioterapeutas e é importante participar caso não tenha doenças em sua coluna, melhor ter uma avaliação antes.

    17. Ao levantar pesos, mantenha a postura correta, abaixando ambas as pernas em posição sentada ereto, segurar com ambas as mãos o peso e levantar devagar, evite movimentos bruscos.

    18. Posição sentada, a cadeira deve oferecer suporte a sua coluna.

    19. Posição deitada, colchão firme, deitar de lado com uma almofada entre as pernas.

  • Advertisement
  • É importante ter a consciência de que cuidando de sua coluna estará cuidando de todos os outros órgãos de seu corpo.

  • Com uma coluna doente você terá de tomar medicações, e isso por um período que pode ocasionar problemas no estômago e fígado, consequentemente, outros tratamentos serão realizados para recompor os órgãos afetados durante tratamento da coluna.

  • Sem falar nos rins dependendo do comprometimento, do uso das medicações e do período, o que pode também alterar a pressão sanguínea.

  • Outro fator é a mente que não suportará tantas dores e o uso de calmantes afetará seu emocional, intelectual e social. Logo a ansiedade fará parte de sua vida e um controlador para ansiedade será usado.

  • Se não cuidamos de nossa coluna, poderemos deixar adoecer todos os outros órgãos de nosso organismo.

  • Parece que um simples exercício é a solução para as dores nas costas. Mas isso é um grande engano, o correto é, sentiu dor procure mais de um especialista e com exames clínicos para saber qual é a causa da dor; no início do diagnóstico as consequências para outros órgãos são diminuídas. Por isso somos aconselhados, antes de qualquer atividade física, fazermos uma consulta médica, se não fizermos ao invés de ajudar a saúde, a estaremos prejudicando.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Izabel Torquato é graduada em Comércio Exterior e Processamento de Dados pela UFPR- CEFET e mora em Curitiba, Paraná.

Exercícios para aliviar dores na coluna

Problemas na coluna influem na qualidade de vida de uma pessoa e deve-se consultar um médico, mas há alguns cuidados a tomar.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr