3 dicas para parar de roer as unhas

Roer unhas além de deixar um aspecto feio aos dedos também traz riscos ? saúde e está relacionado a outros fatores, tais como a ansiedade.

Renata Finholdt

Roer unhas é um hábito muitas vezes adquirido na infância e que acompanha a pessoa até a vida adulta, é muito comum ver jovens e até mesmo adultos em vários momentos de seu dia roendo suas unhas e deixando seus dedos com aspecto de “dedos de sapo”.

No entanto, eliminar este hábito exige muita determinação e força de vontade. Quando são as crianças que tem esse vício então, os pais é que precisam ter tais virtudes. Muitos já tentaram de tudo para fazer com que seus pequenos parem de deixar seus dedinhos com aspecto tão ruim.

Veja algumas dicas para tentar ajudar a eliminar de vez este terrível hábito e deixar que as unhas possam crescer naturalmente, deixando suas mãos com aspecto melhor.

1 – As mulheres que tem o hábito de roer unhas normalmente se envergonham disso, pois as unhas de suas amigas e colegas têm um aspecto bonito e cuidado, já as suas… Então, mesmo que sua unha seja bem pequena de tanto roê-la vá até uma manicure ou tenha o cuidado de fazer suas unhas semanalmente e pintá-las! A cor do esmalte (de preferência escuro) vai lhe chamar atenção toda vez que for levar seus dedinhos a boca e isso pode ajudar a eliminar este hábito ruim. Por menor que seja sua unha agora tenha esse cuidado, você verá que em uma semana o aspecto dela já será diferente.

2 – Os homens por sua vez precisam de um incentivo diferente uma vez que não colorem suas unhas. Porém já existe a venda esmaltes incolores feitos especificamente para este fim, ou seja, desincentivar os “roedores” que coloquem suas mãos na boca, pois eles possuem um sabor forte e ruim. Talvez para eles seja necessário apenas o apoio de outra pessoa para passar o esmalte todas as vezes, com o uso constante o hábito vai sendo esquecido.

Advertisement

3 – Já com as crianças é preciso muito esforço dos pais. Ensinar aos pequenos que embaixo da unha existem muitos “bichinhos” (bactérias) e quando levados à boca transmitem doenças, pode ser uma das técnicas para ajudar aos maiorzinhos. Algumas marcas do esmalte que ajudam neste processo também podem ser usadas em crianças, mas antes de aplicar nos pequenos converse com o pediatra, ele poderá verificar a gravidade e frequência com que seu pequeno leva as mãos à boca e indicar, se for o caso, um tratamento com psicoterapeuta.

O hábito de roer as unhas, segundo psicoterapeutas, está relacionado à ansiedade. Sendo assim, vale a pena meditar um pouco quais os aspectos da vida estão lhe deixando ansioso, e tentar melhorar a causa central deste problema.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.