Lidando com gente intrometida

Pessoas inoportunas, intrometidas e bisbilhoteiras podem provocar grande prejuízo e sofrimento; melhor aprender a lidar com elas.

22,917 views   |   247 shares
  • É sempre muito difícil lidar com pessoas indiscretas que se envolvem em nossas vidas sem serem convidadas e agem de forma a influenciar acontecimentos que não lhes dizem respeito. Quando esse tipo de intromissão acontece na família ou no trabalho pode causar grande incômodo, se não real prejuízo. Por isso é muito importante que estejamos atentos e desenvolvamos estratégias eficazes para lidar com gente que se coloca em situação de evidência onde, nem mesmo, deveriam estar presentes.

  • Nesse sentido é importante considerar:

  • 1- Distinguir as intenções

  • É importante procurar entender qual a razão dessa pessoa agir de forma inoportuna. Pode ser que ela aja por maldade, inveja ou ressentimento, nesse caso a intromissão é consciente. Também pode ser que se trate de uma pessoa difícil em todos os sentidos e, nesse caso, talvez aja de forma inconsciente.

  • 2- Aja com assertividade

  • É importante ser firme e direto, buscando não causar qualquer tipo de constrangimento para você ou para a pessoa que o tem incomodado. De forma educada, mas definitiva é importante impor limites, demonstrando o que você aceita e o que não admite. Para tanto é imprescindível que você assuma suas posições com autenticidade, posicionando-se nitidamente. As palavras devem ser suaves, mas os argumentos fortes.

  • 3- Não se deixe manipular

  • Pessoas intrometidas parecem ter o dom de influenciar os outros a agirem em conformidade com sua vontade. Geralmente usam de grande sutileza para isso ou agem de forma inconsciente como diferenciamos no primeiro item. Todo cuidado é necessário para não se deixar levar por esse tipo de pessoa; acredite que ela pode fazer grande estrago na sua vida. Preste atenção em conselhos exagerados que sugira a desunião, a discórdia e promovem a desconfiança e o mal-estar. Muitas pessoas se fazem de "amigas" no intuito de aniquilar seu casamento, sua família e seu trabalho.

  • 4- Faça do sorriso um aliado

  • A citação do Dalai Lama é uma grande dica: "Quando alguém perguntar algo que você não quer responder; sorria e pergunte: Por que você quer saber?”Isso certamente desestruturará o bisbilhoteiro. Quando a franqueza não leva a pessoa a entender que você está impondo limites, tudo o que você precisa fazer é sorrir e, de preferência, sair de perto. Assim também você estará dando oportunidade para ela repensar suas atitudes e, quem sabe, mudar o comportamento em relação a você.

  • Advertisement
  • 5- Não dê chance aos bisbilhoteiros

  • Pessoas intrometidas não têm o que fazer pela própria vida, talvez porque a consideram enfadonhas ou sem graça; o fato é que querem se infiltrar na vida dos outros. Por mais íntima que uma pessoa seja, ela definitivamente não tem que saber de coisas que não lhes diz respeito, portanto, você não tem obrigação de informar nada a ela. Não dê a ela qualquer chance de instalar-se na sua vida; sendo uma pessoa que você tenha que ter o mínimo de convívio, vigie suas palavras e ações quando ela estiver por perto. Como diz o ditado "todo cuidado é pouco".

  • Seja persistente nessas ações, não se permita manipular e, muito menos, deixar que essas pessoas prejudiquem a sua vida. Desenvolva compaixão, ninguém que é feliz age dessa forma, mas não dê a elas oportunidade para minar a sua felicidade.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Lidando com gente intrometida

Pessoas inoportunas, intrometidas e bisbilhoteiras podem provocar grande prejuízo e sofrimento; melhor aprender a lidar com elas.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr