8 razões para ser um pai exemplar

Você tem se preocupado em ensinar os melhores valores a seu filho?

Jarleyde Andressa Sales de Oliveira

Em um mundo em que os valores paternos estão em baixa, você tem se preocupado em ensinar a melhor maneira de seu filho encarar a vida e edificar seu caráter? Nós queremos te dar uma mãozinha nessa tarefa, ou melhor, lhe daremos oito razões pelas quais você deve se esforçar para demonstrar um bom exemplo a seu filho.

1. Você é pai

é claro que você já sabe disso! E essa é uma boa razão para você ser um pai exemplar. Tenha certeza de que seu filho o reconhece como um pai que se esforça para ser um bom exemplo.

2. Você é um herói

é assim que seu filho o vê. E você sabe, né? Os heróis sempre dão os melhores exemplos. Para seus filhos, você possui a superforça, superagilidade, o poder da invisibilidade, etc. Mas é como todo herói por aí diz, você já deve até saber: “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades.” Que o seu superpoder, o maior de todos, seja o de ser o pai exemplar!

3. Você quer ser o melhor amigo do seu filho

e para isso você deve ser um exemplo para ele. Seus filhos verão em você alguém em quem podem confiar seus problemas e aflições.

4. Você quer que seu filho aprenda com o melhor professor

você é o melhor professor que seu filho terá na vida. E as lições que fixarão em seu ser serão uma marca indelével, serão as que você ensinar através do exemplo.

Advertisement

5. Você quer que seu filho tenha hábitos saudáveis

seu filho será o seu reflexo, e como tal, imitará todos os seus movimentos. Para que seus filhos tenham bons hábitos na vida, você precisará ensiná-los através do seu exemplo. É o que nos ensina o seguinte vídeo: Children See, Children Do._

6. Você quer conhecer seu filho

os filhos não vêm com manual de instruções – mesmo que achemos ser necessário em alguns momentos da vida. E por isso, você precisará conhecer o filho que tem, seus gostos, suas manias, suas qualidades, suas imperfeições, etc. Se você quer conhecer verdadeiramente seu filho, precisa tomar a sábia decisão de ser um pai exemplar, pois “Um pai sábio conhece seu próprio filho.” (William Shakespeare)

7. Você quer que seu filho seja um ótimo pai

um dia seu filho irá crescer e sairá de sua proteção; construirá uma família e tudo o que ele vai levar será o seu exemplo de pai, o seu jeito de liderar sem ser autoritário, o modo como encara o trabalho, o jeito de tratar as pessoas, sua paciência, sua humildade, seu jeito de encarar a vida.

8. Você quer ser um pai exemplar

claro que você quer ser um exemplo de pai. E isso é muito bom! Você não quer ser o personagem que costuma falar de forma tirana: “Faça o que eu digo! Mas não faça o que eu faço!” Porque você sabe que isso é um fiasco. Como pai, você já percebeu que seu filho imita suas atitudes, e aquilo que você fala e seu filho não o vê praticando não servirá de nada na construção de caráter de seus filhos.

Agora que você fortaleceu sua vontade de ser um pai exemplar, que tal ler o poema abaixo de autoria de Maria Cristina Tavares Seixas Felipe? Você pode até se reconhecer nele:

Advertisement

“Pai – Meu Grande Exemplo

Quem disse que por detrás daquela barba que nos arranha o rosto não tem um coração moleque querendo brincar?

Quem disse que por detrás daquela voz grossa não tem um menino criativo querendo falar?

Quem foi que falou que aquelas mãos grandes não sabem fazer carinho se o filho chorar?

Quem foi que pensou que aqueles pés enormes não deslizam suaves na calada da noite para o sono do filho velar?

Quem é que achou que no fundo do peito largo e viril não tem um coração de pudim, quando o filho amado, com um sorriso largo, se põe a chamar?

Advertisement

Quem foi que determinou que aquele coroa de cabelos brancos não sabe da vida para querer me ensinar?

Pai, você me escolheu filho, eu te fiz exemplo!”

Toma un momento para compartir ...

Jarleyde Andressa Sales de Oliveira

Jarleyde Oliveira é graduada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, é professora de crianças e adolescentes - Matemática.