Como lidar com um filho ciumento que se sente rejeitado

Algumas ações positivas e negativas para lidar com filhos que demonstram sentimento de rejeição e insegurança que podem facilitar as reflexões paternas.

Suely Buriasco

Diz o ditado popular que “filhos são diferentes como os dedos da mão“, o que eu concordo plenamente, afinal, por mais que sejam criados no mesmo ambiente, com os mesmos pais e do mesmo jeito, cada um é individualmente diferente e tem a sua própria maneira de agir e reagir diante da mesma situação.

Nesse universo familiar tão complexo quanto encantador não é raro que um filho se mostre mais inseguro e ciumento. No site Portal da Família, Teresa Artola González afirma que: “Através de seus ciúmes seu filho está reclamando sua atenção“. Dessa forma, também nesse caso a atuação dos pais é fundamental para que o filho supere isso e cresça de forma saudável.

Assim, irei descrever algumas ações negativas e positivas dos pais em relação ao filho que se sente rejeitado.

Atitudes negativas

1- Menosprezo em relação a qualquer ação de seu filho tanto em público como em particular.

2- Todo tipo de comparação, seja com irmãos, familiares ou conhecidos.

Advertisement

3- Perder a paciência e hostilizar a criança.

4- Criticar a criança continuamente, humilhando-a. Exigir mais do que a criança consegue fazer.

5- Poupar a criança, deixando de impor limites necessários para uma boa educação.

6- Superproteger seu filho, não permitindo que ele aprenda a lidar com as próprias dificuldades.

7- Achar “engraçadinho” o filho demonstrar ciúme. Um exemplo muito comum é a mãe achar divertido quando o filho quer afastá-la do pai.

Advertisement

Atitudes positivas

1- Elogie continuamente seu filho, mesmo nos pequenos feitos e faça isso com grande sinceridade. Também aqui vale o axioma “Elogie em público, critique em particular“.

2- Preste muita atenção no desenvolvimento emocional do seu filho, observe sua evolução e fique atento quanto à necessidade de buscar ajuda terapêutica.

3- Incentive a autoconfiança de seu filho deixando que ele assuma responsabilidades e cobre isso dele.

4- Estimule seu filho a criar e executar metas que ele tenha condições de cumprir, embora tenha que se esforçar para isso.

5- Privilegie o diálogo, escute seu filho e perceba as suas dificuldades, não no sentido de evidenciá-las, mas de orientá-lo. Pergunte a ele sobre o que o agrada ou não em casa, na escola, etc.

Advertisement

6- Promova a socialização da criança. Ensine-a a falar com as pessoas, cumprimentar vizinhos e conversar com amigos e familiares. Seja claro sobre a importância de ter bons relacionamentos.

7- Manifeste seu amor em atitudes carinhosas, atenção, estímulos à criatividade, sem esquecer da disciplina. A criança que tem limites se sente amada e mais segura.

Procure compreender as dificuldades de seu filho e busque formas de facilitar as coisas para ele, sem, contudo, fazer por ele. A criança que se sente rejeitada acaba concluindo que tem algo de errado nela mesma e essa crença precisa ser transformada. Claro que o desenvolvimento da confiança e o despertar do potencial do seu filho não são tarefas simples e nem de resultado imediato. Trata-se de um trabalho educativo que exige paciência e dedicação. Mas, certamente, com o apoio dos pais e familiares no dia a dia da criança, as chances do sucesso serão extremamente maiores.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.