Como aproveitar momentos simples do dia a dia para ensinar os filhos

Os maiores ensinamentos acontecem nos momentos mais simples do dia a dia, saiba como proporcionar e reconhecer preciosos momentos para ensinar valores e princípios aos filhos.

1,537 views   |   shares
  • Sabemos que, enquanto pais, temos a responsabilidade de ensinar nossos filhos. Porém, podemos pensar que esses ensinamentos ocorrerão de modo formal ou quando precisarmos dar uma bronca.

  • Todavia, os ensinamentos que perdurarão por uma vida e provocarão uma verdadeira mudança de coração ocorrerão naqueles momentos mais simples do dia a dia. E é justamente por sua simplicidade que tais momentos carregam o potencial de transformar uma vida e moldar um caráter. Nossa tarefa então, como pais, é buscar a sensibilidade para saber reconhecer esses preciosos momentos, onde seremos capazes de ensinar algo, proporcionando assim, aos nossos filhos, a capacidade de aprender.

  • Esses ensinamentos que duram por toda a vida são aqueles que fazem sentido para quem aprende, e essa é a grande chave da aprendizagem: Aquilo que quisermos ensinar precisa fazer sentido para aquele que aprende.

  • Antes de se pensar em deixar grandes ensinamentos precisamos proporcionar aos nossos filhos momentos simples de convivência familiar. Se você não tiver tempo para estar junto de seus filhos, seus ensinamentos farão pouco ou nenhum efeito na vida deles, então:

    1. Arrume tempo para estar com seu filho, vocês precisarão estar não só juntos, mas juntos um com o outro. Isto significa que deverão fazer coisas juntos, e isso deverá se tornar um hábito, uma tradição. Por exemplo: lavar o carro juntos, cuidar do jardim ou fazer uma caminhada. Pense em algo para fazer com seu filho e faça isso só com ele, regularmente.

    2. Depois que você conseguiu estabelecer esse momento, chega a hora em que você deverá conhecer seu filho profundamente, quais são as coisas que ele gosta, as dificuldades de ele enfrenta, os desafios que já superou. Você se surpreenderá com as coisas que vai descobrir a respeito de seu filho. Esse exercício tornará sua sensibilidade mais aguçada em saber como ensinar algo que realmente fará sentido.

    3. Use metáforas, é uma técnica bastante útil. O Salvador Jesus Cristo usou esse método para nos ensinar, Ele usava parábolas. Podemos agir da mesma forma. Ao ensinar nossos filhos através de metáforas, conseguiremos colocar significado para aquele princípio que quisermos ensinar.

    4. Outro método bastante útil é fazer relações entre o princípio a ser ensinado e alguma experiência que tenha sido vivenciada pela pessoa. Ardeth Greene kapp no livro "Meu Próximo, Minha Irmã, Minha Amiga" relata a experiência de uma mãe que combinou com os filhos que quem deixasse a bicicleta em frente à porta receberia um castigo. Ocorre que os dois, esquecendo-se do combinado, deixaram as bicicletas em frente à porta. A sábia mãe reconheceu um momento ideal para ensinar os filhos. Perguntou para o irmão mais velho o que fariam, já que a irmã mais nova havia esquecido a bicicleta em frente à porta. O irmão mais velho sugeriu que fosse dada uma segunda chance para a irmã. A mãe fez a mesma pergunta para a irmã mais nova, esta, provavelmente esquecendo-se que havia quebrado com o combinado, prontamente respondeu que o irmão deveria receber o castigo, afinal, combinado é combinado. Então, a mãe chamou as duas crianças e leu para elas Lucas 6:36-38 onde diz "(...) com a mesma medida com que medis, medirão a vós". Essa mãe ensinou a sua filha menor o valor da misericórdia, com algo simples do dia a dia, um ensinamento que ela provavelmente levará por toda a vida.

  • Advertisement
  • Precisamos estar preparados para reconhecer esses preciosos momentos, onde nossos ensinamentos serão gravados, não na mente, mas no coração de nossos filhos e perdurarão por toda a vida deles.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.

Como aproveitar momentos simples do dia a dia para ensinar os filhos

Os maiores ensinamentos acontecem nos momentos mais simples do dia a dia, saiba como proporcionar e reconhecer preciosos momentos para ensinar valores e princípios aos filhos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr