11 atividades para aproximar as crianças dos avós

Avôs e avós são necessários durante o crescimento de uma criança assim como vitaminas.

6,550 views   |   5 shares
  • Amor de mãe é incondicional! O que falar do amor de avó? Amor de pai é infinito! Como será o amor de um avô?

  • Muitos avós têm a alegria de ter contato sempre com seus netos, até cuidam deles durante a jornada de trabalho dos pais. Mas, por outro lado, nem todos têm essa vantagem. Muitas vezes é necessária uma grande viagem para que seus filhos tenham contato com os avós, e o tempo pode ser curto. Então, que tal se preparar para este momento e tirar o máximo de proveito do amor entre avós e netos?

    1. Peça para seus pais tirarem aquela caixa de lembranças cheia de fotos, documentos, medalhas, lenços bordados, luvinhas e outros tesouros e apresentarem as preciosidades tão bem guardadas e cuidadas para seus filhos. É claro que nem será preciso pedir para eles contarem as histórias correspondentes. Isso virá naturalmente com a curiosidade das crianças e a lembrança dos avós.

    2. Convide seus pais para um piquenique e peça para eles levarem algumas brincadeiras de sua época de criança. Muitas brincadeiras mudaram de versão ou simplesmente ficaram esquecidas devido à correria dos dias de hoje - nada mais justo do que deixar seus pais ou sogros felizes com as brincadeiras da época deles.

    3. Marque um cineminha para maiores e menores, onde só entram menores de 18 e maiores de 50 anos. Não se esqueça de fornecer a pipoca e o refrigerante!

    4. O vovô estará ocupado no sábado, cuidando do jardim ou consertando algo? Que ótimo! Pergunte se seu filho pode acompanhá-lo e ajudá-lo, e até aprender a fazer algo diferente da rotina dele. A vovó estará ocupada abrindo massa ou costurando? Faça o mesmo. Lembro-me com carinho de ficar ao lado da máquina de costura da minha avó e, com retalhos, fazer roupinhas de bonecas à mão, com os olhares atentos corrigindo o que estava fazendo de errado, mas sem parar um minuto seu próprio trabalho.

    5. Dê um livro novo ou pegue um que já está na estante e peça para os avós lerem aos seus filhos. Não será apenas uma leitura, como a que costumamos fazer, será quase um teatrinho, com muita explicação e parada para risadas, comentários, ensinamentos...

    6. Os avós têm algum talento musical? Se não tiverem, não tem problema. Reúna-os às crianças e proponha canções da época deles, infantis ou que foram sucessos. Deixe-os nesta imersão de história, apresentação física do vinil, das várias rotações, da fita cassete...

    7. Que tal pedir aos avós que montem um quebra-cabeça com seus filhos? Eles terão muito tempo para se concentrarem, conversarem, elogiarem quando uma peça é encontrada, e o tempo passará agradável ao lado deles!

    8. Ou então um jogo de tabuleiro. Jogo simples como resta um, pega-varetas, ou até uma batalha naval ou jogo da velha. Divertido, agradável e um tempo a ser guardado no coração para sempre!

    9. E que tal a ideia de deixar a câmera fotográfica na mão dos seus filhos para tirarem muitas fotos junto com seus avós? Talvez eles até deixem os avós tirarem algumas...

    10. Passeios em lugares mais familiares dos avós é sempre uma grande aventura para as crianças. Eles contam como a paisagem era antes, o que mudou e o que está do mesmo jeito, falam sobre o crescimento urbano, desmatamento e outras histórias.

    11. Próximo a uma data especial? Desafie avós e netos a montar um teatro para a ocasião. Será muito bom a criatividade acompanhar a sabedoria e resultar em um momento agradabilíssimo para toda a família!

  • Advertisement
  • Mesmo que seu filho ainda seja um bebê, não o deixe longe dos avós. Promova algum tempo para que eles possam curtir o pequeno, mesmo sem a obrigação de cuidar enquanto você se ausenta, mas para que seu amor possa construir um futuro significativo para toda a família!

  • Nota do editor: Se netos e avós são separados pela distância, há formas de se conectarem também. Leia o artigo Como criar e fortalecer relacionamentos à distância.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

11 atividades para aproximar as crianças dos avós

Avôs e avós são necessários durante o crescimento de uma criança assim como vitaminas.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr