Como inserir legumes na alimentação das crianças

Ver os pequenos comendo brócolis, cenoura, tomates e todos os outros legumes é sonho de muitos pais, mas como inserir esses nutrientes na alimentação das crianças? Conheça algumas dicas.

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  • Criança normalmente gosta de comer sanduíches, salgadinhos, biscoitos, chocolates e toda uma quantidade enorme de guloseimas, mas quando veem à mesa saladas, legumes e verduras ficam com os olhinhos arregalados e soltam a tão conhecida frase: “Eu não gosto”.

  • Isso é muito comum e costumeiro em muitas famílias. O ideal é que as crianças sejam desde cedo apresentadas aos legumes e verduras para que assim adquiram o hábito de comer esses alimentos sem sofrimento ou reprovação. Mas, uma vez que isso não foi feito, é possível inserir essas fontes de fibras e vitaminas aos poucos para que eles possam aprender a comer esses itens tão importantes à saúde.

  • Para isso, inicialmente, você pode mascará-los com outros alimentos, veja aqui algumas dicas:

  • 1 - Quando for cozinhar qualquer tipo de feijão coloque junto na panela de pressão um pouco de beterraba. Lave-a, descasque-a e coloque-a para cozinhar junto. Todos os nutrientes importantes passarão para o caldo do feijão durante o cozimento, desta forma as crianças estão se alimentando com um feijão mais rico em nutrientes sem saber que a beterraba está presente.

  • 2 – É possível fazer bolos variados usando alguns legumes. Além de muito gostosos eles são supernutritivos. Há bolos de cenoura, abobrinha, abóbora, que podem ser combinados com um pouco de chocolate e ficam bem atrativos para a criançada. A internet é recheada de receitas de bolos com legumes; na dúvida de como prepará-los dê uma olhada em alguns sites de receitas.

  • 3 – Aproveite o inverno para preparar sopa de legumes. Faça a sopa com os legumes de sua preferência e depois bata tudo no liquidificador para que eles não sejam identificados. Depois de bem batido, acrescente macarrão e alguns pedaços de frango. A sopa fica ótima, aquece e alimenta muito bem a criançada.

  • 4 – As tortas salgadas também são uma opção para acrescentar os legumes e até verduras. Na massa, insira alguns deles e bata no liquidificador com o restante da massa. Faça o recheio que preferir normalmente e as crianças comerão como nunca sem saber que alguns legumes fizeram parte do preparo.

  • 5 – Além disso tudo é possível ainda preparar patês com legumes no liquidificador para que comam com um pãozinho no lanche da tarde.

  • Se você e sua família tiverem o hábito de ter sempre à mesa saladas, verduras e legumes seu exemplo já será uma grande ajuda. Aos poucos, com o crescimento deles, vá apresentando esses alimentos em sua forma natural, mas com um preparo especial a eles. Faça preparos em que esses itens fiquem bem picadinhos e temperados para que possam se acostumar. Outra ideia é a de associar com personagens infantis que adoram legumes e verduras e por isso são fortes e saudáveis. O importante é não desistir de inserir esses alimentos na alimentação dos pequenos, eles o ajudarão a permanecer saudáveis e felizes.

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Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

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