7 dicas úteis para resgatar o amor do namoro

Sete dicas para resgatar o amor do namoro e ser mais feliz no casamento.

Patty Moura Rossetti

Durante o namoro vivemos um momento mágico, de grande felicidade e com a sensação de estarmos sonhando acordados. Ficamos perdidamente apaixonados, sentimos um friozinho na barriga só de saber que vamos encontrar com a pessoa amada e quando estamos perto dela, nosso coração acelera. Aquela pessoa torna-se a dona de nossos pensamentos, sorrimos à toa e temos a certeza de que é ela que queremos ao nosso lado para o resto de nossa vida.

Depois de alguns anos de casamento, rotina, trabalho e preocupações com a casa e os filhos, percebemos que algo está diferente, nos sentimos desmotivados, e perguntamos o que aconteceu com aquele casal que antes se amava tanto e fazia questão de demonstrar esse amor. Acabamos deixando de lado aquela fase “namorados”, esquecemos toda a magia e a sensação maravilhosa que é amar e ser amado e apenas relembramos com saudades daquela boa época em que tudo eram flores, desejando profundamente que pudéssemos voltar no tempo e reviver aquilo tudo mais uma vez. É essa a ordem natural dos relacionamentos? Não! Não precisamos sentir saudades daquela época porque podemos e devemos fazer do nosso casamento uma continuação do namoro.

Uma das chaves para o sucesso no casamento é nunca deixar a chama do namoro apagar. Uma relação a dois precisa ser construída e alimentada com amor todos os dias. O psiquiatra, internacionalmente reconhecido, Dr. Gerald G Jampolsky disse certa vez que o amor está presente em todos, ele é uma característica inata. Se o amor existe dentro de nós, somos, então, capazes de vivê-lo e demonstrá-lo.

Tudo que é valioso e importante tem um preço. Se o almejamos verdadeiramente, precisamos estar dispostos a trabalhar para conquistá-lo. Apesar de não existir uma fórmula mágica, podemos refletir sobre algumas atitudes que vão fazer a diferença:

1. Aprecie o que tem e foque nas qualidades

Nenhum de nós é perfeito, por que nosso cônjuge seria? Na época do namoro, ele já possuía muitos dos defeitos que “não suportamos” hoje. Ao invés de reclamar ou se irritar devemos focar nas qualidades que ele possui e apreciar a pessoa que temos ao nosso lado. Dessa forma, nosso coração e mente estarão tão ocupados observando o lado bom da outra pessoa que não terão espaço para diminuir nosso amor por ela.

Advertisement

2. Elogie mais

Quem não gosta de receber elogios? Lembram como elogiávamos e como isso era gostoso na época do namoro? A pessoa elogiada sente-se mais amada, mais feliz, mais segura e com sua autoestima enriquecida. Ao elogiar, não devemos generalizar, precisamos ser mais específicos. Por exemplo, ao invés de dizer: “Você está muito bonita/o hoje”, diga: “Você ficou ainda mais bonita/o com esse cabelo ou com esse vestido/com essa camisa”. De acordo com a psicoterapeuta de casais Margarete Voli, “Comentários positivos fazem o outro se sentir admirado, fortalece a relação e ainda aumenta o desejo sexual”.

3. Demonstre seu amor

No dia a dia existem várias maneiras simples de demonstrar o nosso amor e fazer com que a pessoa amada sinta-se lembrada. Escrever bilhetinhos, enfeitar a mesa do café da manhã, mandar uma mensagem de texto, telefonar durante o dia só para dizer que estamos pensando na pessoa, dizer “eu te amo”, ajudar em casa e investir em presentinhos de vez em quando, tudo isso faz muito bem.

4. Faça carinhos

Enquanto somos namorados trocamos carinhos o tempo todo e não queremos nos desgrudar. Casar não significa deixar de lado ou colocar essas demonstrações de afeto em segundo plano, é muito importante tocar na pessoa amada. Precisamos andar de mãos dadas, abraçar, beijar, fazer cafuné, assistir a um filme juntinhos no sofá.

5. Reservem um tempo a sós

Tirem um dia da semana para ser o dia de vocês, para se curtirem, namorarem e conversarem. Saiam para jantar fora, ir ao cinema, andar em um parque, passar um final de semana em algum lugar que queiram conhecer. Se o dinheiro for um problema, façam um jantar romântico em casa mesmo, surpreendam um ao outro. Relembrem o tempo de namoro, o que gostavam de fazer juntos e então façam novamente. É importante também não se esquecer de reservar um tempo para a intimidade do casal.

6. Faça a vontade do outro de vez em quando

É importante cedermos e fazer a vontade daquele que amamos. Esses pequenos atos de gentileza fazem com que o outro se sinta respeitado, se sinta importante e amado. Ele adora assistir um jogo de futebol e você não? Que tal fazer uma surpresa e assistir ao jogo com ele? Ela gosta de bater perna no shopping? Tire um sábado para acompanhá-la e aproveitem para conversar e almoçarem juntos. Nada impede também de deixá-lo jogar com os amigos ou incentivá-la a passar um tempo com as amigas. Assim cada um tem seu espaço, seu tempo livre e sua individualidade, o que ajuda e muito na relação. Quando estiverem novamente juntos, estarão felizes e terão muito que conversar. O relacionamento de vocês irá amadurecer muito à medida que pensarem mais no outro do que em vocês mesmos.

Advertisement

7. Cuide de você

Não é porque estamos casados que não precisamos mais nos arrumar e nos preocupar em ficar bonitos um para o outro. É muito importante investir na sensualidade e mostrar ao cônjuge que ele ainda tem muitos motivos para ficar mais apaixonado por nossa beleza.

Manter o amor do namoro no casamento dá trabalho, exige uma atitude consciente, uma busca constante por melhorias, mas vale a pena. A autora do livro “Assim na Terra como no Céu”, Patricia T. Holland disse que “o amor, assim como as pessoas, é testado pela chama da adversidade”. O importante é estarmos dispostos a agir com sabedoria e nunca nos acomodarmos, somente dessa maneira sentiremos aquela sensação gostosa do namoro, iremos nos sentir mais unidos e felizes.

Toma un momento para compartir ...

Patty Moura Rossetti

Patrícia é casada e sonha ser mãe. Ama estar com a família, viajar, assistir bons filmes e ler. É formada em Letras e acredita que cada um de nós tem um potencial divino.