Como cobrar uma dívida que alguém esqueceu de nos pagar

Cobrar dívidas muitas vezes causa constrangimento, principalmente em algumas pessoas. Mas agindo corretamente é possível evitar qualquer mal-estar e ainda ter a dívida paga. Veja algumas dicas.

Lidiane Franqui

Algumas pessoas não têm nenhum problema em cobrar dívidas. Facilmente elas resolvem a situação. Porém, para algumas pessoas cobrar uma dívida é bem complicado. Elas se sentem desconcertadas e muitas acabam até mesmo deixando a dívida de lado. Por que a cobrança de uma dívida pode causar tanto desconforto para essas pessoas? Não deveria causar em quem é o devedor? Deveria sim, mas nem sempre é isso que acontece. E para ajudar essas pessoas, este artigo abordará o assunto e dirá como cobrar uma dívida que alguém esqueceu de pagar sem causar nenhum constrangimento.

Antes de tudo, entenda que a dívida precisa ser cobrada. Não cogite em hipótese alguma desistir dela. Não que o dinheiro seja mais importante que tudo, mas o compromisso é e as duas pessoas precisam assumir isso. Se alguém esqueceu de pagar, melhor ainda, afinal, não houve má-fé. Inclusive, a pessoa se sentirá grata se você lembrar. Portanto, veja abaixo quais as dicas, perca a vergonha e coloque-as em ação o quanto antes.

Não precisa se envergonhar

Isso mesmo! Muitas pessoas sentem vergonha de cobrar uma dívida. Elas temem serem desagradáveis e, como já foi dito, acabam até mesmo deixando a dívida de lado. Mas não há motivo para vergonha e, se você seguir as dicas deste artigo, tudo ocorrerá tranquilamente.

Tenha educação

Se a pessoa esqueceu de pagar, tenha educação. Como já foi dito, não se trata de má-fé e você, consciente do compromisso assumido, falará à pessoa sobre o assunto. Se for possível, converse pessoalmente e mantenha sempre o tom amigável. Mas não vá até a casa da pessoa sem avisar. Faça um telefonema e agende um horário.

Seja natural

Procure agir com naturalidade e deixe bem claro que compreende o que aconteceu. Deixe claro também que acredita na sua boa-fé. Agindo assim, você quebrará o clima de cobrança que geralmente é negativo. Quem cobra dívidas com arrogância, além de causar um clima ruim entre as pessoas, demonstra falta de educação.

Advertisement

Dê um prazo razoável

Tudo bem que a dívida já está vencida, mas não seja radical. Dê um prazo dentro das suas possibilidades e já agende com a pessoa uma data em que irá receber o pagamento pessoalmente. Conversem sobre o melhor prazo e agende a data. Seja profissional, mas também seja flexível.

Essas são algumas dicas que vão ajudar a cobrar aquela dívida esquecida sem causar constrangimento para ambos os lados. Como já foi dito, o esquecimento não pode ser tratado como má-fé. Quando se trata de empréstimo entre amigos, agir corretamente evitará qualquer mal-estar na amizade. Já quando se trata de vendas, esse comportamento fidelizará o cliente.

Toma un momento para compartir ...

Lidiane Franqui

Lidiane Franqui é autora e criadora do Blog Lidiane Franqui e autora do livro "Ser feliz é possível". Ama escrever e acredita que a felicidade é construção de cada um.