A importância do amor na hora da tristeza e da doença

Importante ponderar sobre a importância de amar e demonstrar amor nos momentos difíceis de tristeza ou doença.

6,540 views   |   47 shares
  • O amor é estímulo poderoso que funciona tal alavanca na vida dos seres; motivando as pessoas a superar sofrimentos e manterem-se firmes diante de dificuldades. Todo ser humano se enobrece e fortalece diante do amor; nenhum sentimento pode ser tão capaz de livrá-lo das próprias mazelas. A importância do amor é, pois, inquestionável em nossas vidas.

  • Tristeza e amor

  • A tristeza, desde que não se prolongue muito, é normal e até saudável, pois, equivale à aceitação de um sentimento. Não é o caso da depressão que corresponde a uma tristeza prolongada e doentia que necessita de tratamento imediato. É natural sentir tristeza diante de perdas e quaisquer reveses da vida, viver o luto e depois buscar forças para superar. Todavia, esse não é um caminho fácil de ser percorrido sozinho, muito embora apenas a própria pessoa possa ajudar-se efetivamente, a presença firme do amor é capaz de inspirar a segurança necessária para avançar os passos.

  • Doença e amor

  • Muitos estudos comprovam que pacientes que podem contar com o apoio de familiares são mais facilmente tratados. O amor promove a calma e a resignação ativa, isto é, o espírito de luta que reconhece e aceita as limitações que lhe são impostas pela doença. A família tem um papel extremamente importante no tratamento do doente; ela não só pode, mas deve ajudar seu ente querido na busca do ânimo necessário para o enfrentamento da doença. Saber-se amado faz toda a diferença no momento de dedicar-se a própria cura ou mesmo amenizar os efeitos da doença.

  • Esperança e amor

  • Amor em seu sentido mais amplo é vida; é a força que luta contra tudo o que seja negativo em relação à vida do ser amado. Amor é o que traz luz ao mundo de alguém e inspira a sobrevivência a qualquer tristeza ou doença. Por isso, quem se sente amado tem esperança e revigora as próprias forças com coragem e fé. Saber-se importante na vida de outra pessoa propicia o desejo de sobrepujar o sofrimento e buscar harmonia física e espiritual. Esperar é próprio do amor e evita o desespero, pois mesmo diante da maior das dores, o amor consola, espera e acredita.

  • Vida e amor

  • O fato é que a importância do amor na vida das pessoas vai muito além do que se pode imaginar. O amor não tem limites; quanto mais é vivenciado, mais é alimentado, mais cresce e se fortalece. Por isso caso você esteja presenciando a tristeza ou a doença em um ser amado é interessante refletir na importância de demonstrar o seu afeto como forma de ajudá-lo nesse momento. Segundo o médico e biólogo Humberto Maturana em entrevista: "A história da humanidade mostra que o amor está sempre associado à sobrevivência... Numa de suas parábolas, Jesus fala do camponês lançando sementes ao solo. Algumas caem nas pedras e são comidas pelas aves, outras caem num solo árido e resistem por pouco tempo. Mas há aquelas que encontram boa terra e crescem vigorosas. Assim também nós precisamos de um solo acolhedor para nos desenvolver. Nosso solo acolhedor é o amor".

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

A importância do amor na hora da tristeza e da doença

Importante ponderar sobre a importância de amar e demonstrar amor nos momentos difíceis de tristeza ou doença.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr