Relacionamentos saudáveis + Comportamento saudável = Crianças bem ajustadas

Muitas pessoas acreditam que a obesidade pode ser curada com uma alimentação saudável e exercício físico. Porém existem outros fatores que desencadeiam o aumento de peso.

Jiyeon Walker

Obesidade em adultos e crianças é geralmente causada por má alimentação e falta de exercício, mas pode ser que o que as pessoas precisam é de um relacionamento forte e amoroso para ajudá-las a mudar seus hábitos e alcançar a saúde ideal.

“Os fatores psicológicos também influenciam os hábitos alimentares e a obesidade. Muitas pessoas comem em resposta a emoções negativas, como tédio, tristeza ou raiva. Pessoas que têm dificuldade em controlar o peso podem estar enfrentando problemas emocionais e psicológicos”, segundo o site norte americano Webmd.com.

Como adulta, enfrentei altos e baixos emocionais durante os últimos quatro anos desde que me casei, pois o casamento exige muito. Eu ganhei em torno de 23 quilos. Não posso dizer que foi tudo relacionado a questões emocionais e problemas de relacionamento, mas era uma parte significativa. Agora, sinto-me melhor emocionalmente, devido à melhora no meu relacionamento conjugal. É mais fácil perder peso e melhorar a saúde quando me sinto feliz. Perdi 10 quilos em um mês devido não apenas à melhora no relacionamento, mas também às mudanças de comportamento, comer melhor e exercitar-me.

Reconhecer os problemas reais

As crianças obesas podem estar sentindo tédio, tristeza ou raiva. As fontes mais comuns de problemas emocionais e psicológicos das crianças e adolescentes são o trabalho, relações amorosas, problemas na escola, dificuldades sociais e estresse na família. Todos esses fatores podem ser amenizados começando pelo lar.

A Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente, diz que maus hábitos alimentares, comer demais, compulsão, falta de exercício (ou seja, crianças criando raízes no sofá), história familiar de obesidade, eventos estressantes ou mudanças na rotina (separações, divórcios, mudanças de casa, mortes, problemas de abuso), relacionamento com familiares e colegas, autoestima, depressão ou outros problemas emocionais também são apontados como causa da obesidade em crianças e adolescentes. O jornal O Globo traz um estudo sobre a obesidade infantil e adolescente no Brasil nos últimos 20 anos.

Advertisement

Tratar as questões reais

Sabemos muito sobre a primeira metade dos motivos acima expostos, mas o resto deles é muitas vezes esquecido porque são problemas mais difíceis de perceber e tratar. A maioria dos pais pode pensar: “se eu ajudar o meu filho a comer de maneira saudável e a fazer exercícios vai resolver o problema da obesidade.” No entanto, a criança pode sofrer de baixa autoestima ou depressão, que a desmotiva a fazer o que seus pais querem que ela faça. Pode ser também uma falta geral de autocontrole sobre o apetite devido a problemas emocionais.

Não ande para trás

Corrigir o comportamento nem sempre ajuda a situação. Se você puder, trate também a alma da criança e ajude-a a ter uma atitude ativa na solução do problema e não apenas cumprir o que é dito a ela. Nosso relacionamento com Deus é um bom exemplo. Deus nos deu mandamentos a seguir porque eles são bons para nós, mas também nos deu a doutrina para compreendê-los e nos motivar a agir. AACAP disse: “a perda de peso duradoura só pode ocorrer quando há a automotivação.”

Os pais precisam incentivar as crianças

“Os pais de uma criança obesa podem melhorar sua autoestima, enfatizando seus pontos fortes e qualidades positivas, em vez de apenas se concentrar em seu problema de peso”, de acordo com o AACAP. Você precisa falar com seus filhos e passar tempo de qualidade e em suficiente quantidade com eles, participar de sua vida sem serem invasivos. Conhecendo os pontos fortes do seu filho e suas qualidades positivas você poderá enfatizá-las. Isto dará à criança mais confiança e o sentimento de ser amada.

Como educadora familiar, eu gosto de ver sorrisos nos rostos das crianças e gostaria de dizer-lhes que são preciosas e amadas. A obesidade não é apenas uma questão de peso por longo tempo, está relacionada à falta de amor e carinho por um longo tempo. Pais pensem sobre a última vez que foram totalmente dedicados ao seu filho, quando foi? Tirem algum tempo para meditar e tratar as questões reais que causam obesidade. Seus filhos precisam de vocês.

Traduzido e adaptado por

Advertisement

Stael Pedrosa Metzgerdo originalHealthy relationships + healthy behavior = fit children, de jiyeon._

Toma un momento para compartir ...

Jiyeon Walker

Jiyeon Walker é de Pusan, Coréia do Sul, estudante da universidade de Brigham Young. E-MAIL: yan10004@byui.edu