Como evitar que entremos em depressão ao ajudar alguém com depressão

7 maneiras de manter a saúde ao cuidar de alguém com depressão. Depressão, o que é e como ajudar quem a possui. Afinal, como faço para cuidar de alguém com depressão.

Izabel Torquato

Depressão é um transtorno psiquiátrico que afeta pessoas de várias idades.

Vicent Van Gogh foi um pintor, frequentemente considerado um dos maiores de todos os tempos, que sofria de depressão e cometeu suicídio aos 37 anos.

Sintomas da doença: algumas pessoas estão num quadro de tristeza, outras com muita negatividade, algumas se isolam em um mundo imaginário, choros frequentes, sensação de fracasso, mesmo sendo muitas vezes mentes brilhantes como Van Gogh.

Os excessos nos levam a sentimentos de fracasso. Se quisermos ser perfeccionistas demais em tudo, acabaremos sendo intolerantes e jamais nos sentiremos satisfeitos.

Quando diagnosticada a depressão, é necessário medicamento para que a mente possa se tranquilizar, porém as consequências dos antidepressivos são muitas vezes causadoras de outros males.

Advertisement

Por isso, é muito importante ter acompanhamento médico. Nesse caso, é melhor procurar um psiquiatra. Existem remédios fitoterápicos, produtos naturais, que com o uso adequado e tendo sido indicado por um médico homeopata, têm efeito mais benéfico para o corpo.

Todos nós, um dia ou outro, passaremos por um desequilíbrio em nossas vidas. Quando temos alguém nesse quadro, é melhor minimizar ou se possível excluir a causa da depressão.

Então, o que podemos fazer para não ficarmos depressivos ao cuidarmos de alguém com depressão:

1. Equilíbrio

Necessitamos analisar nossa vida e verificar se temos harmonia interior e exterior, ou seja, se temos fonte de renda, alimentação saudável, recreação, se buscamos estudar, enriquecemos nosso espírito e nosso intelecto.

2. Trabalhos manuais

Ébom realizar trabalhos manuais enquanto escuta o depressivo desabafar. Faça atividades que o ajudem a relaxar e a retirar o foco da doença.

Advertisement

3. Voz

O tom de nossa voz às vezes pode irritar, evitemos falar muito alto e jamais gritar, além da irritabilidade, provocamos dor e sensação de desespero no depressivo.

4. Descanso semanal

É vital para o bem-estar, tanto nosso quanto do depressivo, termos um descanso, realizarmos outras atividades. Melhor mesmo é estar em um grupo de pessoas e conversar. Saiam de sua casa, vão passear!

5. Silêncio

Muitas vezes, você deverá respeitar o momento em que o depressivo está em silêncio. Assim, garantimos tranquilidade e harmonia, e nesse momento, é melhor descansar um pouco, uma boa soneca não fará mal, e sim ajudará.

6. Alimentação

Procure servir algo que o depressivo aprecie comer e não algo que só você goste. Normalmente, pessoas em quadros de depressão costumam rejeitar a comida ou então em alguns momentos explodem, gritam e até ofendem. Então, é melhor evitar mais esse estresse.

7. Finanças

Evite ao máximo discussões e problemas financeiros afetarem o paciente, pois isso poderá ocasionar em mais consequências ruins à saúde, o que resultará em sobrecarga de sua energia, melhor evitar. Caso a situação financeira seja delicada, busque ajuda com um assistente social, ONGS e instituições que possam ajudar a equilibrar o orçamento.

Advertisement

A qualidade de vida de quem cuida de uma pessoa enferma está ligada diretamente com sua própria saúde mental, emocional, social e intelectual.

Por isso, o melhor é prevenir os efeitos da doença, que por mais internos que estejam em um paciente, no dia a dia, afetam a todos que o rodeiam.

Então, mantenha a calma. O bom humor e o respeito são essenciais para a recuperação e para a manutenção do estado saudável dos envolvidos. Relaxar ao cantar hinos, fazer orações, receber massagens terapêuticas ajuda muito na recuperação e no equilíbrio de ambos.

Toma un momento para compartir ...

Izabel Torquato

Izabel Torquato é graduada em Comércio Exterior e Processamento de Dados pela UFPR- CEFET e mora em Curitiba, Paraná.