Entendendo que a vida tem altos e baixos

A oração é a chave que abre as portas do céu para nós aqui na Terra, precisamos fazer uso dela para que o Senhor possa derramar suas bênçãos de paz, consolo e esperança sobre nós.

Taís Bonilha da Silva

Meu pai sempre me diz que não existe situação, boa ou ruim, que dure para sempre. De fato, nossa vida é feita de situações e momentos bons e ruins, de alegrias e tristezas, facilidades e dificuldades, dores e prazeres. Quando estamos vivendo uma época boa de nossas vidas poucas vezes nos damos conta, mas quando estamos em situações de dificuldades parece que será eterno e que não acabará nunca.

Entender que a vida tem altos e baixos não é tão difícil quanto aceitar essa realidade. Aceitamos muito fácil os bons momentos, já os momentos ruins tendemos a reclamar, murmurar e muitas vezes nos desesperar.

Thomas S. Monson disse“Haverá ocasiões em que vocês percorrerão um caminho cheio de espinhos e repleto de dificuldades. Haverá ocasiões em que vocês se sentirão distantes – até isoladas – Daquele que concede todas as boas dádivas. Vocês se preocupam, acham que caminham sozinhas. O temor substitui a fé”.

Quantos de nós, homens e mulheres, já não se sentiu assim, submersos nos problemas e dificuldades, e sozinhos sem ninguém que nos estenda a mão e nos puxe para a superfície. Tal sentimento nos afunda cada vez mais e nos sentimos desesperados, desanimados, deprimidos e sem esperança.

Podemos encontrar uma saída para esses momentos no conselho de Ezra Taft Benson: “Durante toda a minha vida, o conselho de confiar na oração foi valorizado acima de quase todos os outros conselhos que (…) recebi. Ele se tornou uma parte integral de mim: uma âncora, uma constante fonte de forças e a base de meu conhecimento das coisas divinas”.

Advertisement

A oração é a chave que abre as portas do céu para nós aqui na Terra, precisamos fazer uso dela para que o Senhor possa derramar suas bênçãos de paz, consolo e esperança sobre nós. Ao nos sentirmos sozinhos precisamos nos lembrar que na verdade não estamos; nesse momento podemos ajoelhar e suplicar a Deus que nos conceda seu Espírito acalentador e se abrirmos nosso coração sentiremos o calor do Seu abraço celestial e divino.

O Senhor nos promete que ouvirá nossos clamores em Filipenses 4:6-7 quando diz:

“Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações .”

Quando se sentir sozinho, distante de Deus, envolto em problemas e dificuldades que não vê saída, ajoelhe-se e ore ao Pai em nome de Jesus Cristo e abra seu coração, peça ajuda, discernimento e paciência para saber aceitar e esperar. Ainda que a situação não se resolva imediatamente, uma porção de paz e consolo serão concedidos ao coração aflito.

Como disse Thomas S. Monson, neste discurso direcionado às mulheres, nós nunca caminhamos sozinhos e quando a situação passar olharemos para trás e veremos que Ele sempre esteve ao nosso lado.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.