8 dicas para facilitar sua vida na lavanderia

Aprenda a otimizar seu trabalho organizando apenas alguns detalhes.

3,916 views   |   5 shares
  • Lavar e passar roupas podem não ser atividades muito convidativas, mas são tão necessárias quanto comer e dormir. Todos nós, homens e mulheres modernos, devemos ter ao menos uma noção de como fazer esses serviços sem deixar roupas manchadas ou tostadas pelo ferro. Afinal, esses conhecimentos podem ser utilizados mesmo que tenhamos uma funcionária doméstica para cuidar dessas tarefas.

  • Para que você não se descabele antes de iniciar esse trabalho, separamos algumas dicas que vão facilitar (e muito!) sua vida numa área da casa que grande parte de nós considera, por vezes, inóspita.

  • 1. Delimite os espaços

  • Mesmo na menor das lavanderias, há como separar os itens necessários ao trabalho. Se você não dispuser de armários ou despensa para armazenar produtos, deve comprá-los em pequenas quantidades a cada vez. Você também pode usar caixas ou caixotes para guardá-los. Decidido isto, junte os produtos por função. Por exemplo, num mesmo espaço deixe sabão em pó, sabão para roupas finas, amaciante, alvejante, tira-manchas, goma de passar e outros itens que utiliza para lavar e passar. Num outro espaço você pode reunir os produtos de limpeza de banheiros e cozinha e assim por diante. Isso evita que você se demore procurando o que precisa.

  • 2. Evite o acúmulo de roupas na lavanderia

  • O ideal é que, nos banheiros ou quartos de cada um dos membros da família, haja um cesto para roupas sujas. Não precisa ser algo grande, nem que ocupe um espaço que você precisa para outra coisa. Bastam ser recipientes onde todos devem colocar as roupas a serem lavadas. Evite retirar as roupas desses cestos todos os dias. Estipule dias da semana para lavar as roupas (afinal, você terá que reservar os outros dias para passá-las) e só então esvazie os cestos. Desta forma, as roupas não se acumulam na lavanderia e você não precisa ficar se perguntando se esta ou aquela peça está separada para lavar ou passar.

  • 3. Procure utilizar a máquina de lavar sempre em sua máxima capacidade

  • Não gaste água, energia elétrica e produtos de limpeza desnecessariamente, colocando apenas uma ou duas peças para bater na máquina. Além da perda de tempo, você estará jogando dinheiro fora. Depois de recolher todas as roupas a serem lavadas naquele dia, você pode separá-las em grupos: brancas, coloridas, pretas, jeans, finas etc. Caso você tenha poucas peças de um determinado grupo, volte-as para algum dos cestos de roupas sujas até a próxima lavagem. Assim, você acumula mais peças de um mesmo tipo e gastará menos ao lavá-las.

  • Advertisement
  • 4. Faça um cronograma

  • Se você separar dias certos para lavar roupas de uso pessoal, de banho, de cama e de cozinha, vai otimizar muito seu trabalho. Assim, você não precisa lavar roupas todos os dias e essas tarefas parecerão menos desagradáveis porque tomarão menos tempo.

  • 5. Aprenda a lidar com as roupas a serem passadas

  • Procure ter sempre um recipiente para colocar as roupas secas que serão passadas. Para facilitar o trabalho, o que costumo fazer é pendurar as roupas no varal assim que saem da máquina, o que impede que fiquem muito amassadas. Antes de secarem por completo, eu as coloco na máquina de secar roupas e as retiro ainda quentes para passar logo em seguida. Você só deve ter cuidado com as peças que não podem ser secas dessa forma, por encolherem ou perderem a elasticidade. Se você não tem máquina de secar, pendure no varal as roupas devidamente esticadas. Para passá-las com mais facilidade, você pode recorrer a ferros com liberação de vapor ou, como costumo fazer, usar um borrifador com água (não molhe muito a peça, senão não vai conseguir passar e terá de voltá-la ao varal).

  • 6. Mantenha sua cabeça organizada

  • Os serviços domésticos não são tão legais quanto gostaríamos que fossem. Mas se pensarmos que estamos fazendo isso por nossa família e por nós mesmos, eles podem ficar mais interessantes. Digo isso por experiência pessoal. Quando estou estressada ou preocupada com alguma coisa, escolho passar roupas como terapia, pois posso pensar nos acontecimentos ao mesmo tempo em que trato das roupas de todos. Quando acabo, a sensação não é só de dever cumprido, mas também de leveza por ter solucionado aquilo que me incomodava.

  • 7. Mantenha a lavanderia organizada

  • Agora que você já destinou dias e horários para realizar os trabalhos da casa, preocupe-se em separar um tempinho ao final dessas maratonas para colocar sua lavandeira em ordem. Deixar esse espaço desarrumado só vai tornar mais difícil encontrar o que precisa na próxima vez que procurar. Passe uma vassoura e um pano no piso, lave os panos de chão, guarde os produtos em seus devidos lugares e deixe tudo arrumadinho. Você vai ver como fica melhor trabalhar com organização.

  • 8. Tenha sempre papel e caneta na lavanderia

  • São tantas as coisas que temos que lembrar no nosso dia a dia, que precisamos descartar algumas, como a obrigação de decorar os produtos que nos faltam em casa, senão ficamos totalmente “pinéis”. Por isso, manter caneta e papel num lugarzinho da lavanderia para anotar o que precisa ser comprado é uma estratégia muito boa. Não tente separar um único bloco de notas para anotar tudo o que falta, desde utensílios domésticos até livros para a escola das crianças, pois as chances de se esquecer do que precisava até o momento de anotar é bem grande. Então, encha a casa de bloquinhos de notas e verá que não vai voltar da loja com a sensação real de que se esqueceu de comprar alguma coisa.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.

8 dicas para facilitar sua vida na lavanderia

Aprenda a otimizar seu trabalho organizando apenas alguns detalhes.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr