6 verdades surpreendentes sobre o divórcio

Se você está atualmente contemplando ou passando por um divórcio, estas seis coisas podem ajudá-lo a antecipar o que vem pela frente.

9,587 views   |   16 shares
  • Muitos cônjuges que estão em um casamento conturbado não querem se divorciar porque têm medo de como a vida vai ser depois do divórcio. Eles acham que são infelizes casados, mas têm medo de serem ainda mais infelizes divorciados. Eles acham que ter que dividir custódia, dividir os bens, sair para namorar novamente e sustentar-se financeiramente sem a renda de outra pessoa será pior do que ficar em um casamento infeliz. Bom, parte disso é verdade. E parte não é. Abaixo estão 6 coisas, muitas vezes surpreendentes, que você pode esperar depois que você se divorcia.

  • Ex-sogros

  • Se você acha que seus sogros são um incômodo agora, espere até depois do divórcio. Seus ex-sogros ainda vão querer passar um tempo com os netos e você ainda terá que coordenar seu tempo e horário com o deles. Você ainda terá que dividir feriados com eles, só que agora você não poderá mais decidir quais feriados seus filhos vão para lá. Quando é o feriado do seu ex ficar com as crianças ele tem 100% de controle sobre a decisão de onde as crianças vão e o que elas farão.

  • Namorar de novo não é tão ruim quanto você pensa

  • A maioria das pessoas da sua idade que estão namorando e saindo para conhecer pessoas também estão divorciadas. Então, contrário ao que a maioria pensa, não é como se você estivesse usando uma Letra Escarlate (Scarlet Letter) anunciando seu divórcio já que todos os outros também estão divorciados. Claro, há um pouco mais a levar em conta quando você está conhecendo pessoas novas (como decidir quando apresentar pretendentes a seus filhos) mas por ser mais velho também há muito menos drama geralmente.

  • Você ainda vai ser incomodado pelo seu ex

  • Este é um ponto que parece ser o mais surpreendente para as pessoas. Muitos acreditam que depois que se divorciarem não terão que se preocupar mais com as coisas que seu ex faz. A verdade é que você ainda terá que se preocupar. Se seu ex não ajudava seus filhos com o dever de casa antes do divórcio, provavelmente ainda não ajudará e isso ainda irá lhe incomodar. Se ele era irresponsável com seu dinheiro, provavelmente ainda será e provavelmente ainda terá efeito sobre você, mesmo que suas finanças agora sejam separadas. Talvez você ainda tenha que ser a pessoa que compra a maioria das roupas dos filhos, certificando-se de que eles têm todo seu material escolar e pagando pelas outras atividades.

  • Advertisement
  • Você ainda vai ter que aprender a conviver com o ex

  • Este é um outro ponto que é surpreendente para muitos. Muitos acham que depois que se divorciarem não terão mais que buscar entendimento com o ex. A verdade é que (como mencionado no número três acima) seu ex ainda faz muitas das mesmas coisas que lhe incomodam e mesmo que você não o veja tão frequentemente, você ainda tem que aprender a conviver com as coisas que lhe irritam tanto. Você tem que aprender a conviver com essas coisas, ou nunca será um eficiente pai/mãe em parceria. Se seu cônjuge é ruim com finanças, você tem que aprender a não ligar para poder conviver com ele de forma amigável e confiar que ele está tomando boas decisões sobre seus filhos. Eu frequentemente escuto pessoas reclamando que elas nunca podem confiar no ex-cônjuge tomar boas decisões para seus filhos por causa dos mesmos hábitos que fizeram com que eles se divorciassem. Mas a verdade é que, a menos que ele esteja fazendo algo negligente ou abusivo que justifique uma chamada aos serviços sociais, você tem que aprender a engolir isso.

  • Você não está tão sozinho quanto pensa

  • Desde o final dos anos 80 a taxa de divórcio no Brasil vem aumentando absurdamente. Em 2011 a taxa de divórcios aumentou em 45,6% em relação a 2010 e continua crescendo. Como um resultado disso, você não está tão sozinho quanto pensa. Há literalmente milhões de divorciados que passaram pelo que você está passando e ainda passam, assim como você. Provavelmente tem alguns amigos seus que já passaram por isso e em quem você pode se apoiar. Além disso, existem todos os tipos de livros, clubes de boliche e grupos de solteiros para pessoas como você.

  • Há vida após o divórcio

  • E é feliz. O divórcio é algo que ninguém planeja. Muitas vezes as pessoas sentem como se tivessem falhado ou que elas agora estão usando a tal letra escarlate por causa disso. A verdade é que, o divórcio não é tão estigmatizado quanto você pensa. E há vida feliz após. Assim como qualquer mudança de vida (como se mudar de casa ou conseguir um novo emprego), o divórcio é um novo ajuste. Mas, uma vez que você aprende a se adaptar, você verá que também existe felicidade com ele. Portanto, não se deixe prender por medo.

  • Se você está atualmente contemplando ou passando por um divórcio, essas seis coisas podem ajudá-lo a antecipar o que vem pela frente. Conhecimento é poder e essas seis coisas o ajudarão na transição, cura e início na nova vida que você deseja.

  • Advertisement
  • Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Six unexpected truths about divorce, de Aaron Anderson.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Aaron Anderson é terapeuta e diretor da clínica "The Marriage and Family Clinic em Denver, CO. Ele é escritor, palestrante e especialista em relacionamentos. Leia mais em seu blog RelationshipRx.net.

Website: http://www.TheMarriageandFamilyClinic.com

6 verdades surpreendentes sobre o divórcio

Se você está atualmente contemplando ou passando por um divórcio, estas seis coisas podem ajudá-lo a antecipar o que vem pela frente.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr