Dores corporais que podem ter origem emocional

Nosso corpo é maravilhoso, quase mágico. Mas acima de tudo, nosso corpo é sábio; muitas vezes nosso corpo sabe como se cuidar melhor do que nós cuidamos dele, tanto física como emocionalmente.

23,954 views   |   81 shares
  • Nosso corpo é maravilhoso, quase mágico. Mas acima de tudo, nosso corpo é sábio; muitas vezes ele sabe como se cuidar melhor do que nós cuidamos dele, tanto física como emocionalmente. Nossas emoções afetam nossa saúde física da mesma forma que nosso estado físico afeta nossa saúde emocional: não as podemos separar. É por isso mesmo que o estresse às vezes se manifesta em forma de enxaquecas, dores de cabeça, gastrite, colite ou artrite, entre outros problemas físicos. Isso não significa que nosso corpo não está fazendo seu trabalho, pelo contrário: quando não lidamos com nossas emoções de maneira eficaz, nosso corpo faz o trabalho de tentar corrigir o problema de alguma forma, muitas vezes fisicamente.

  • Somatização é o nome dado às dores que não têm origem física, mas emocional. Vale ressaltar que este termo se usa única e exclusivamente quando a pessoa foi ao médico e exames feitos comprovaram que não há uma explicação física, então eu recomendo que esses exames sejam feitos em primeiro lugar, a fim de eliminar qualquer dúvida e poder lidar com o aspecto emocional. Por exemplo, quando era criança minha família se mudou para o Brasil. Não me lembro de todos os detalhes, mas lembro que para mim, a adaptação foi muito difícil. Pouco depois de chegar comecei a ter enxaquecas. Fizeram muitos exames em mim e os médicos não conseguiram dar uma explicação aos meus pais. Depois de um tempo as enxaquecas desapareceram, e começamos a ver que só voltavam quando eu estava estressada, este ainda é o caso.

  • Se você sofre de dores no corpo que já foram analisadas por seu médico de preferência e não encontraram uma razão física, estes conselhos lhe serão benéficos.

  • Encontre uma relação entre a emoção e a dor

  • Comece a tomar nota de quando ocorre a dor e a relação que tem com o que está acontecendo ao seu redor. Por exemplo, se você tem dores de estômago dias depois de ter se sentido triste ou bravo, considere que talvez não seja coincidência e que você não tenha lidado com essas emoções adequadamente, por isso seu corpo está tentando expelir o que realmente está dentro de você. É importante que primeiramente se identifique quais são as emoções que causam reação corporal.

  • Aprenda a lidar com suas emoções

  • Como você identificou as emoções que está tentando ignorar, é importante que não fuja delas, mas confronte-as e acostume-se a senti-las. Quando perceber uma emoção que não gosta de sentir, procure um lugar tranquilo, sente-se, respire e lembre-se que você não vai se sentir assim para sempre e que você é apenas humano e está experimentando emoções. Suas emoções podem ajudá-lo a aprender mais sobre si mesmo se você lhes permitir.

  • Advertisement
  • Procure ajuda profissional

  • se tiver experienciado um trauma: Somatização é comum quando você experienciou um trauma grave, seja ele sexual ou físico; não é incomum sentir dores pelo corpo todo ou nos genitais; eles estão diretamente associados com o trauma. Nestes casos tentar lidar sozinho com as emoções não é suficiente: precisa de ajuda profissional. Somente você pode saber se precisa dessa ajuda e o grau do trauma que sofreu, pois tanto o trauma emocional quanto as dores físicas não irão embora por conta própria.

  • As dores corporais que têm origem emocional não devem ser ignoradas ou consideradas algo de pouca importância. Sua saúde emocional é tão importante quanto sua saúde física; lembre-se que ambas estão intimamente relacionadas. Reserve um tempo para aprender a controlar suas emoções e nunca se dê por vencido: sua saúde emocional e física irão agradecer.

  • Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Dolores corporales que pueden tener una raíz emocional, de Denhi Chaney.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Denhi Chaney é formada pela Universidade de Brigham Young com mestrado em Terapia de Casal e Familiar. Ela também é esposa e mãe de um filho.

Dores corporais que podem ter origem emocional

Nosso corpo é maravilhoso, quase mágico. Mas acima de tudo, nosso corpo é sábio; muitas vezes nosso corpo sabe como se cuidar melhor do que nós cuidamos dele, tanto física como emocionalmente.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr