5 maneiras saudáveis de se reenergizar

Todos conhecemos bem o sentimento: muita coisa para fazer e sem energia. Todos nós temos métodos de combater a falta de energia.

Angela Carter

Todos conhecemos bem o sentimento: muita coisa para fazer e sem energia suficiente. Algumas pessoas dependem do café para despertar-lhes durante a manhã. Outros vão até seu estoque de energéticos quando na metade do dia já estão se arrastando. Todos temos nossos métodos de combater a falta de energia. Porém, com a necessidade de resolver esse problema de maneira rápida, nem sempre fazemos as escolhas mais saudáveis para isso. Cafeína e açúcar são fontes comuns de energia, porém são viciantes e constantemente conduzem a falta de energia súbita logo depois que o efeito passa.

Felizmente, existem outras maneiras de se energizar sem causar efeitos negativos a sua saúde.

1. Coma uma maçã

Você nunca vai errar se comer uma maçã. Maçãs são fontes de vitamina C, fibras e carboidratos bons, tudo o que lhe proporciona energia rapidamente. Bananas e laranjas são boas fontes de energia também. Para aqueles que sofrem com esgotamento de energia no meio do dia, uma boa ideia é incluir frutas no almoço.

2. Levante e movimente-se

Quando você está sem energia, a última coisa que quer fazer é levantar e se movimentar por aí. Mas fazer com que as células do sangue se movam novamente é uma das melhores maneiras de se recompor. Então, quando estiver se debruçando sobre a mesa ou estiver com dificuldade em manter seus olhos abertos enquanto deveria estar supervisionando as crianças, levante-se e faça alguns exercícios. Geralmente uma caminhada rápida irá resolver, mas se estiver querendo mais, vá até outro cômodo e faça alguns polichinelos, flexões ou abdominais. Até nos piores dias, alguns minutos de exercício físico lhe garantem pelo menos 30 minutos alerta.

3. Tire um cochilo revigorante

Às vezes mesmo após ter feito tudo que pode para permanecer alerta, seu corpo simplesmente não responde a métodos rápidos de obter energia. Em dias como esses, a melhor coisa a se fazer é ceder e fechar os olhos. Faça o que for preciso para ter alguns minutos de silêncio – feche a porta do seu escritório, coloque um filme para as crianças ou sente-se em seu carro – porém não deixe a soneca durar mais de 15 ou 20 minutos. Esses cochilos revigorantes podem salvar a vida de pais que são privados de sono, estudantes e empregados.

Advertisement

4. Coloque uma música para tocar

É difícil ficar mole quando há uma boa batida para fazer você mexer os pés. Músicas animadas tornam tarefas comuns, como lavar a louça ou as roupas, muito mais divertidas. Separe algumas playlists de músicas que você pode ligar quando estiver precisando se animar rapidamente.

5. Faça algo diferente

Se você estiver fazendo a mesma coisa por uma hora, talvez seja hora de mudar de atividade. Muitas pessoas não conseguem prender sua atenção em uma tarefa por mais de 90 minutos. Mudar o que você está fazendo periodicamente irá lhe assegurar que você está dando seu máximo de foco e energia naquela tarefa.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 5 healthy ways to re-energize, de Angela Carter.

Toma un momento para compartir ...

Angela Carter

Angela Carter is a writer and editor. When she's not absorbed in words, she enjoys going on walks and playing the piano. She blogs at palydudeman.blogspot.com.